Cidadeverde.com

Teresina registra 703 casos de dengue em apenas uma semana; veja dados

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

Os casos de dengue seguem em alta segundo boletim epidemiológico divulgado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina. Ocorreu um aumento de 703 casos em apenas sete dias.

Até o dia 30 de junho, eram 5.209 casos confirmados na cidade de Teresina, e o novo boletim consta que até o dia 7 de julho, já são 5.912 mil confirmados, ou seja um aumento de 703 casos em apenas uma semana.

A capital piauiense segue com 9 óbitos e ainda existem outros 5 que estão sendo investigados. Ao todo, os casos notificados são 8.795.

Outros casos

Além da dengue, o mosquito Aedes aegypti também é causador da Chikungunya e do Zika Vírus. Essas duas doenças também estão crescendo na quantidade de casos.

Foto: Fiocruz

A Chikungunya teve um aumento de 113 casos em uma semana, passando de 530, até o dia 30 de junho, para 643 casos confirmados, segundo dados coletados até 7 de julho. Ainda existem dois óbitos pela doença, e mais dois estão sendo investigados, além de 1.185 casos notificados.

Já a zika vírus, segue com 8 casos confirmados, com aumento de 82 para 91 casos notificados. Não foram registrados nesse ano mortes pela doença.

Cuidados

Atente-se aos vasos de plantas

Coloque areia até a borda dos pratinhos para evitar o acúmulo de água. Alternativamente, lave-os uma vez por semana com sabão e escova.

Livre-se de objetos que acumulam água

Dê o destino correto a latas, garrafas, potes, pneus e qualquer outro tipo de objeto que possa servir como criadouro, optando pela reciclagem sempre que possível.

Armazene garrafas da forma correta

Se você deseja guardar garrafas e outros objetos que podem acumular água, armazene-os tampados ou com a boca para baixo.

Evite a contaminação de calhas e caixas-d’água

As calhas devem ser mantidas desobstruídas e livres de folhas e galhos, enquanto a caixa-d’água deve estar sempre bem tampada.

Higienize recipientes que armazenam água

Tanques, barris e tonéis utilizados para guardar água da chuva, por exemplo, devem ficar tampados e ser higienizados semanalmente com escova e sabão. As piscinas devem ser tratadas com cloro.

Tenha cuidado com o lixo

Amarre bem as sacolas e deposite-as em lixeiras fora do alcance de animais. Não jogue lixo em terrenos baldios.

Utilize proteção individual

As medidas coletivas de proteção podem ser complementadas com cuidados como o uso de repelentes e inseticidas, a instalação de mosquiteiros e telas em portas e janelas e a preferência por roupas de mangas compridas.

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais