Cidadeverde.com

Perfil dos óbitos por covid-19 no Piauí inclui não vacinados, alerta secretário

Imprimir

Com tendência de alta no estado, as mortes por covid-19 no Piauí tem acometido não apenas idosos e pessoas com comorbidades, mas também pacientes que não foram vacinados com nenhuma das doses contra a doença. O alerta foi feito pelo secretário estadual de Saúde, Néris Júnior, durante entrevista à TV Cidade Verde nesta quinta-feira (14).

"Baseado nesses dados epidemiológicos, as ações são tomadas de acordo com o perfil desses pacientes que estão chegando a óbito, não só pela questão da idade mas também pelas comorbidades que em alguns casos estão com a dose da vacina atrasada ou até mesmo pessoas que não tomaram nenhuma dose", informou o gestor.

No Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) na noite de quarta-feira (13), foram confirmados 971 novos casos de covid-19  no estado e a morte de nove nove pacientes, com idades entre 43 e 92 anos, provocadas pelo vírus. Ao todo, o Piauí contabiliza 7.815 óbitos em decorrência da doença desde o começo da pandemia.

Além de reforçar a necessidade da população manter seu esquema vacinal atualizado, Neris Júnior enfatiza as ações que a Sesapi tem implantado para fortalecer a rede de atendimento aos pacientes com covid-19. Uma das medidas é a ampliação da estrutura hospitalar em municípios do interior.

“Essa descentralização e abertura dos leitos fora da capital já são uma ação baseada nesses números, porque percebemos que o perfil desse pacientes com necessidade dos leitos de UTI eram pacientes que não evoluíam para leitos clínicos e estabilização, eram pacientes que já chegavam na rede hospitalar necessitando de um leito de UTI”, pontuou o secretário.

No momento, existem 186 pacientes com covid-19 internados na rede estadual de saúde. Destes, 138 estão em leitos clínicos, 42 em UTIs e 6 em leitos de estabilização. 

 

Breno Moreno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais