Cidadeverde.com

Casos de dengue crescem mais de 700% no Piauí em 2022 e Sesapi reforça alerta

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

O Piauí segue com aumento do número de casos de dengue no ano de 2022. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde do Piauí (Sesapi) nesta sexta-feira (15), já são 13.014 mil casos de dengue, com 18.939 notificações de casos prováveis em 203 municípios. O dado representa um aumento de 762% em relação ao mesmo período do ano passado. 

Já os casos de Chikungunya cresceram 4.770,6% em 2022, em relação ao mesmo período do ano passado.

O estado ainda registra 12 mortes por dengue e 3 por Chikungunya em 2022. 

Os municípios que registram a maior incidência, levando em consideração a quantidade de casos com o número populacional são: Novo Santo Antônio, Wall Ferraz, Massapê do Piauí, Antônio Almeida e Patos do Piauí.

O estado já registra 12 óbitos em quatro municípios, sendo 9 em Teresina, 1 em São Miguel da Baixa Grande, 1 em Pedro II e 1 óbito em Pio IX.

Sesapi prevê redução

Ocimar Alencar, supervisor de Entomologia da Sesapi, afirmou que mesmo com o boletim registrando um grande aumento em relação ao mesmo período do ano passado, tem sido registrada uma redução do número de casos entre as semanas deste ano.

“A partir da primeira semana do mês de junho, semana referente a 22° semana epidemiológica do ano, nós estamos observando uma redução significativa no registro de novos casos da dengue a cada semana no nosso estado, essa redução se vem se repetindo até essa semana atual. Esperamos que os números continuem apresentando uma redução, mas isso só será possível caso todos continuem fazendo sua parte no enfrentamento ao mosquito Aedes”, destacou o supervisor.

Chikungunya

O boletim também aponta um aumento de 4.770,6% nos casos de Chikungunya, se comparado com o mesmo período do ano passado. Já são três mortes registradas, sendo duas em Teresina e uma em Jaicós.

Neste mesmo período em 2021 foram 143 notificações em 25 municípios, mas neste ano já são 6.965 casos notificados em 135 municípios.

Os municípios com maior incidência são: Vila Nova do Piauí, Monsenhor Hipólito, Simplício Mendes, Alagoinha do Piauí e Alegrete do Piauí.

“Precisamos continuar trabalhando juntos para enfrentar a dengue e a Chikungunya. A Sesapi está trabalhando constantemente junto aos municípios buscando estratégias e ações para reduzir o surgimento dos novos casos e combater o vetor. A população precisa continuar lutando para impedir o surgimento de criadouros dos mosquitos para assim reduzir o risco de surgimento de novos casos”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior.

Zika vírus

O boletim informou que o estado apresentou redução de 15,4% no registro de novos casos quando comparado ao mesmo período de 2021.

Ao todo são 11 casos prováveis notificados em 4 municípios durante o ano de 2022, enquanto que em 2021 foram 13 casos notificados em 7 municípios. Não foram registradas mortes.

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais