Cidadeverde.com

Mulheres de 45 a 59 anos representam maior parte do eleitorado no Piauí

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

O Piauí possui um total de 2.573.810 eleitores aptos a votar nas eleições deste ano. O quantitativo oficial foi divulgado nesta sexta-feira (15) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os dados mostram que o eleitorado piauiense em 2022 é cerca de 4% maior que o registrado nas disputas municipais de 2020 e 8,5% superior ao da eleição geral de quatro anos atrás.

A maior parte do eleitorado do Piauí é formado por pessoas com idades entre 45 e 59 anos com ensino fundamental incompleto. As mulheres representam 52% do total de eleitores aptos para o pleito de outubro.

Em todo o país, o TSE estima que mais de 156 milhões eleitores poderão comparecer às urnas para escolher os novos representantes políticos.

Na avaliação ministro Edson Fachin, presidente da Corte Eleitoral, os números são “efetivamente impressionantes” e demonstram “a pujança cívica da cidadania”, uma vez que os dados revelam “o maior eleitorado cadastrado da história brasileira”

O estado de São Paulo continua sendo o maior colégio eleitoral brasileiro, com 22,16% de todos os eleitores. Isso significa que, a cada cinco votantes no país, um reside no estado paulista. 

Em seguida aparecem os estados de Minas Gerais, com 10,41% do total de eleitores e Rio de Janeiro, com 8,2%. Ao todo, a região Sudeste concentra 42,64% de todo o eleitorado nacional.

Já os três estados com menor eleitorado estão todos na região Norte, que responde por apenas 8,03% dos eleitores. Roraima (0,23%), Amapá (0,35%) e Acre (0,38%) são as unidades da Federação com menos eleitores, respectivamente.

Ainda em relação às regiões, o Nordeste vem logo após o Sudeste, com 27,11% do eleitorado. Na sequência aparecem o Sul (14,42%), Norte (8,03%) e Centro-Oeste (7,38%).

 

 

 

Breno Moreno (Com informações do TSE)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais