Cidadeverde.com

Auto escolas para motoristas de transporte de veículo, onde encontrar?

Imprimir

Obter uma carteira de habilitação para veículos pesados, por si só, já é um passe para entrevistas de emprego em transportadoras de veículos em todo o Brasil.

Transporte de veículo estão com vagas de emprego abertas para motoristas habilitados a guiar veículos pesados, conhecida como a famosa carteira de CNH do tipo E. A CNH E é a última categoria da carteira nacional de habilitação no Brasil e permite aos motoristas habilitados dirigir quase todos os tipos de veículos automotores.

Com a carteira do tipo E, é permitido conduzir os veículos pertencentes às CNH’s B, C e D, assim como aqueles com unidades acopladas que excedam seis toneladas, tais como carretas, caminhões com reboques e semirreboques articulados.

No entanto, você deve ter reparado que a carteira de habilitação E não permite ao motorista dirigir os veículos da categoria A, como por exemplo as motocicletas. Para quem pretende também obter a autorização para dirigir motos, deve fazer um curso específico e obter uma outorga específica. Quando o motorista é habilitado nos dois tipos de veículos (carros, caminhões e motos), soma-se à sua atual categoria da habilitação a letra A.

Um exemplo disto seria o caso do motorista de pesados, como encontrados nas empresas de  transporte de veículo, também serem habilitados na categoria do tipo A, logo a carteira seria do tipo AE, continuando o raciocínio, o motorista “normal” que são os de categoria B e que também fizeram o curso para habilitação em motos possuem a categoria AB, em suas habilitações.

Graças a vários acordos entre o governo brasileiro com nações de mais de 168 países, existe a possibilidade de se obter a carteira de habilitação de veículos internacionais. No caso do cidadão brasileiro for exercer esta atividade profissionalmente no exterior, como é o caso de centenas de brasileiros que dirigem caminhões e motos no exterior, é necessário um visto de trabalho, além de um curso específico. As regras dependem do país escolhido para exercer o trabalho de motorista de mudanças df.

Onde eu acho uma autoescola para obter a habilitação do tipo E?
As auto escolas se adequam ao tamanho do mercado e região de atuação, então procurar uma autoescola de “bairro” será perda de tempo, pois justamente a auto escola para veículos pesados, precisa possuir caminhões para executar a instrução. E caminhões do tipo carretas só circulam pelas rodovias interestaduais, alguns raros modelos também circulam pelas cidades.

Você provavelmente já deve ter lido ou escutado de algum amigo a expressão “google”it”, significando exatamente isto, você já procurou no Google? Felizmente hoje a maior parte da informação está digitalizada na internet. Procure agora assim, “auto escola para veículos pesados” e/ou “auto escola para motorista de transporte de veículo".

Entre em contato com os primeiros 5 resultados que aparecerem, os buscadores da internet, estão cada vez mais entregando informação de qualidade, deve ser por isto que são tão utilizados por todos. Ao se deparar com o sistema de atendimento da auto escola, pergunte logo no primeiro contato, se a auto escola oferece serviços para quem está procurando obter a CNH do tipo E. Se a resposta for positiva, continue o assunto até obter um orçamento e condições gerais do seu curso.

Felizmente e praticamente em todo o Brasil, as empresas respondem mais rapidamente a pedidos de propostas feitos por Whatsapp, o contato comercial da sua auto escola escolhida, está com o celular na mão aguardando a sua mensagem, cada vez menos pessoas estão atendendo ligações, esta dica pode livrar você de aborrecimento e falta de respostas.

A era do atendimento automático está com tudo, então ao entrar em contato com a auto escola, você poderá ser atendido por um “bot de atendimento”, um sistema automático de coleta de dados, não se assuste com isto,  não é um tipo novo de golpe, é aplicação da tecnologia. Aliás se a auto escola escolhida possuir este tipo de serviço significa que é uma empresa de última geração. 

Ponto para você.

Quanto custa uma carteira de habilitação para conseguir uma vaga em uma empresa de transporte de veículo?
O custo para se obter uma habilitação do tipo E, depende mais do aluno do que do professor ou da auto escola, explico melhor sim, quem se propor a tirar uma habilitação capaz de gerar oportunidade de trabalho em movel planejado, deve ter um conhecimento prévio sobre o que exatamente significa dirigir uma carreta.

Na maioria das vezes, o candidato ideal já teve algum tipo de contato dirigindo, mesmo que em veículo de amigos, que possuam veículos pesados. Não apenas isto, o ideal que o candidato a obter uma CNH do tipo E, já tenha a habilitação do tipo B, a mais comum, aquela que autoriza a condução de veículos automotores normais.

Saber de antemão, e diferenciar freio de acelerador, faz muita diferença e mesmo neste sentido divertido, reduz o volume de aulas necessárias para se obter a sua sonhada CNH do tipo E. Quem já têm uma experiência mínima e noção de direção de veículos automotores, possui sim vantagens de tempo e de custos.

Logo, o custo para se obter uma habilitação capaz de lhe proporcionar um emprego em uma transportadora de veículos, depende de muitos fatores, inclusive da qualidade e renome da auto escola escolhida.

Para efeito de noção de mercado uma habilitação do tipo E, pode ser obtida com um investimento total de R$ 8.500,00, é importante lembrar que este custo é um retrato de um instante de tempo, então quando você ler este post precisa situá-lo no tempo e corrigir o valor de acordo com as propostas recebidas.

Este post não chega a ser um manual para se obter um emprego de motorista de uma transportadora de veículos, nem em uma empresa de mudança, mas é um começo.

Boa sorte.

Ronaldo Luis Gonçalves
Pai, Marido, Escritor, Engenheiro de Software, Empreendedor Digital atuando no mercado de marketing digital, é também mantenedor de diversos sites na internet.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais