Cidadeverde.com

Ex-prefeito de Cocal do Piauí é condenado

Imprimir

Cidadeverde.com
Procurador Marco Túlio propôs ação

O Ministério Público Federal conseguiu na Justiça a condenação do  ex-prefeito do município de Cocal do Piauí, Francisco Antônio de Morais Fontenele.
 
A ação civil por improbidade administrativa foi proposta em 2005 pelo MPF, através do procurador da República Marco Túlio Lustosa Caminha, em face da não prestação de contas do Convênio 40.979/98 celebrado entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Prefeitura de Cocal. O convênio tinha por objetivo garantir, supletivamente, a manutenção de escolas públicas que atendessem mais de 20 alunos do ensino fundamental.
 
O fato do ex-prefeito do município não prestar contas dos recursos federais transferidos constitui segundo  o art. 11, VI, da Lei nº 8.429/92, ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade às instituições.  

Com base nesse fato, o juiz federal Régis de Souza Araújo, da  3ª Vara Federal, determinou a suspensão dos direitos políticos por três anos; o pagamento de multa civil no valor de duas vezes a remuneração percebida enquanto prefeito municipal e a proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais e creditícios por três anos.

Da Redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: