Cidadeverde.com

Expressar as emoções não é sinônimo de fraqueza, diz psicóloga

Imprimir

Foto: Freepik

 

 

Muitos acreditam que os sentimentos podem desaparecer quando permanecem apenas dentro de si, mas não é bem assim. A realidade, e não é necessário ser nenhum especialista para dizer, é que se as emoções são retidas, podem se intensificar a ponto de virar verdadeiras bombas-relógio prestes a provocar prejuízos à saúde mental, psicológica e física.

A repressão, uma tentativa de defesa contra o sofrimento, pode ocorrer devido ao crescimento em um ambiente em que há pouco ou nenhum espaço para expressar os sentimentos. Certas narrativas sociais e mitos familiares dão a ideia de que externalizar as emoções é sinal de fraqueza ou vergonha. Dessa forma, as pessoas podem invalidar, mesmo que de maneira não intencional, o uso construtivo emocional.

Segundo a psicóloga Beatriz Breves, saber lidar, identificar e trabalhar o que sente é essencial para equilibrar a saúde mental e melhorar qualidade de vida. “Sendo cada pessoa única, com uma única história e experiências de vida pessoal fica difícil afirmar com precisão o que exatamente leva uma pessoa a sentir dificuldades para expressar o que sente. Entretanto, se torna possível pensar que a ignorância sobre os sentimentos e a sua dinâmica de funcionamento seria o fator que impõe maior dificuldade às pessoas para expressarem o que sentem”, revela.


Para que mais pessoas saibam como expressar os sentimentos, a especialista separou dicas que podem ajudar a falar sobre o que sente. Confira:


Faça uma autorreflexão

Um sentimento nunca anda sozinho. Pode existir a predominância do medo para “mascarar” o que sente, mas também é possível predominar a timidez, baixa autoestima, fraqueza ou desilusão (falar para quê? Não vai me ouvir mesmo?). Somente você, ao fazer uma autorreflexão, se tornará capaz de acessar os sentimentos, avaliar quais atuaram no momento ou foram predominantes para impedir a externalização.


Pratique a fala

Para começar a externalizar os sentimentos, comece pela experiência de falar. Será por este ponto, apesar do receio ou de qualquer outro sentimento que esteja impedindo, que você se dará a chance de vencer o bloqueio. Até porque, feita a primeira vez, a própria experiência irá mostrar os benefícios conquistados e funcionará como alavanca para voltar a externalizar uma próxima vez.


Confiança e atenção plena

Um dos passos mais importantes também é prestar atenção plena em seu mundo interno. Feito isso, você irá se deparar com mais de 500 sentimentos interagindo entre si, então, terá a chance de verificar quais deles estão de fundo e quais predominam seu dia a dia. Esse conhecimento servirá de recurso interno para que invista em sentimentos que reforcem os de confiança e de determinação e, assim, compartilhe o que sente com mais facilidade.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais