Cidadeverde.com

Sangramento na gengiva é sinal de alerta para a saúde bucal

Imprimir


Foto: Freepik

 

Cuidar da saúde bucal vai além da estética de ter um sorriso bonito. Manter uma higiene adequada e frequentar regularmente o consultório odontológico são fundamentais para evitar doenças como a gengivite, um problema que pode se estender pelo corpo e causar problemas cardíacos e cerebrais. Por isso, durante todo o mês, a campanha Julho Neon alerta para a importância da saúde da boca. 
 
Segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% da população mundial sofre com gengivite. “A gengivite é uma doença bucal caracterizada pela inflamação das gengivas e causada pela má higiene oral. Os sintomas mais comuns são sangramento e inchaço gengival e, em alguns casos avançados, observamos também presença de pus e secreção”, explica a dentista Fabíola Serra.
 
A gengivite é a fase inicial de doenças na gengiva, se não tratada pode evoluir para periodontite, quando o problema passa a atingir os ossos e os tecidos que sustentam os dentes. “É preciso ficar atento aos primeiros sinais, como: sangue ao escovar os dentes, vermelhidão e mau hálito. Para evitar que problemas assim aconteçam, a principal conduta é a realização diária da higiene bucal com escova macia e uso de fio dental. Lembrando que para manter a saúde dos dentes é super importante o uso de creme dental com flúor”, atenta a dentista.
 
Além de causar danos, a gravidade da doença pode gerar problemas em outras partes do corpo. “A gengivite não tratada pode levar à perda do dente e a outros problemas graves como infecção no coração ou no cérebro. No caso das grávidas, os estudos afirmam que a gengivite pode desencadear parto prematuro ou bebê de baixo peso. Por isso, campanhas como o Julho Neon são importantes para conscientizar a população”, alerta Serra. A especialista ressalta ainda que a gengivite pode ocorrer em crianças, adultos e idosos, independente do sexo. 

A campanha Julho Neon tem como objetivo democratizar o acesso aos tratamentos odontológicos de qualidade, adotando julho como o mês de conscientização da importância da saúde bucal.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais