Cidadeverde.com

No Piauí, 218 municípios têm atrasos no registro de doses da vacina contra a Covid-19

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Um levantamento da Coordenação de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) aponta que 218 municípios do Piauí estão com algum tipo de atraso no registro da aplicação de doses contra a Covid-19 no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI).  O número representa um percentual de mais de 98% dos 224 municípios do estado. Ainda segundo a coordenação, apenas seis municípios do Piauí estão com o registro das doses completamente atualizados. 

De acordo com o documento, divulgado na manhã desta quarta-feira (27), as cidades de Aroeira do Itaim, Curral Novo do Piauí, Miguel Leão, Brejo do Piauí, Colônia do Piauí, São Gonçalo do Piauí e São José do Divino estão há mais de um mês sem registrar as doses do primeiro reforço no sistema.

Com relação ao registro da segunda dose do reforço, estão há mais de 30 dias sem atualizar o SI-PNI os municípios de Coivaras, Valença do Piauí, Milton Brandão, Flores do Piauí, São Luís do Piauí, Aroeiras do Itaim, Campinas do Piauí, Colônia do Piauí, Lagoinha do Piauí e Campo Grande do Piauí.

Outras 150 cidades também estão há mais de 15 dias sem atualizar os dados sobre a segunda dose do reforço.

Por outro lado, 26 municípios estão com os seus dados em dia em relação ao registro da primeira dose de reforço e apenas seis estão atualizadas com os números de doses aplicadas do segundo reforço.

“Essas cidades estão com o registro de doses muito baixo, se comparado com o número da população a serem vacinadas. Analisamos os dados desde quando começou a aplicação da dose de reforço em setembro do ano passado e vimos essa baixa nos registros e quando comparamos com o Vacinômetro da Sesapi os dados estão divergentes, neste último há um registro maior das vacinas aplicadas. Agora estamos solicitando aos municípios que busquem esta atualização do SI-PNI também”, destaca o superintendente Herlon Guimarães.

De acordo com o Art. 1.º, da Portaria nº 69/202 do Ministério da Saúde, é obrigatório que os serviços de vacinação públicos e privados efetuem o registro das informações sobre as vacinas contra a Covid-19 aplicadas, nos sistemas de informação disponibilizados pelo Ministério da Saúde.

O envio das informações relacionadas a vacinação para o nível federal também está regulamentado pela resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária n.º 197, de dezembro de 2017.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, os dados atualizados no programa são de fundamental importância para o monitoramento da imunização em todo o país e para elaboração de estratégias de combate à doença.

“O Programa Nacional de Imunizações é responsável por reunir as informações de vacinação de todo o país. Para isso, são utilizados sistemas informatizados, que facilitam o acompanhamento por todos os gestores e com a vacinação contra a Covid-19 não foi diferente, por isso é essencial que nossos gestores municipais possam está fazendo o cadastro, se possível diariamente, das doses aplicadas”, lembra.

 

 

 

Rebeca Lima (Com informações da Sesapi) 
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais