Cidadeverde.com

Téssio Tôrres é empossado como desembargador do TRT no Piauí

Imprimir
  • dddddddddddd3w.jpg Renato Andrade/Cidadeverde
  • liana_ferraz_e_téssio_torres.jpg Renato Andrade/Cidadeverde
  • liana_ferraz_trt_pi.jpg Renato Andrade/Cidadeverde
  • téssio_torres.jpg Renato Andrade/Cidadeverde
  • solenidade.jpg Renato Andrade/Cidadeverde
  • ewjdkw.jpg Renato Andrade/Cidadeverde

Téssio Tôrres foi empossado nesta quinta-feira (28) como desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-PI). A vaga era ocupada pelo desembargador Wellington Jim Boavista, que deixou o tribunal após se aposentar.

Téssio foi escolhido e nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro na última quinta-feira (21), após ter sido o terceiro colocado da lista tríplice enviada pelo TRT ao Palácio do Planalto no início do mês de julho. 

A solenidade foi realizada na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-PI), localizado na Avenida João XXIII, com a presença de várias autoridades.

“Desde que iniciei a advocacia, fiz um compromisso de que iria servir a classe, e com o surgimento da vaga do quinto constitucional, surgiu a oportunidade de colocar o meu nome à disposição para ser o representante da advocacia junto ao TRT, e o meu desejo também surgiu do ouvir, de que ouço muito que o representante seja aquele que atua na justiça do trabalho, que aguarda no fórum o início das audiências, que faz sustentação oral, ou seja, aquele advogado gente como a gente, e genuíno nos desafios enfrentados pelos advogados, e sendo essa a única vaga do quinto constitucional, é uma missão que encaro com muita responsabilidade e gratidão”, afirmou Téssio Tôrres. 

Durante a solenidade, ele também citou que pretende levar toda a sua experiência como advogado trabalhista para ajudar o tribunal.

“O TRT é um tribunal e excelência e tem ocupado lugar de destaque pela produtividade e celeridade, e na entrega da prestação jurisdicional. Pretendo levar o olhar da advocacia para o trabalho institucional que as cortes de justiça devem ter sobre a advocacia. Como o único representante do quinto constitucional pretendo respeitar as prerrogativas, combater os evitamentos dos honorários advocatícios dando uma atenção em especial aos processos em que a fixação dos honorários na origem tenham se dado no percentual mínimo, pois existe uma injusta diferenciação entre o advogado trabalhista e o que atua na justiça comum. Também quero defender o processo de preservação e interiorização a justiça do trabalho, ampliar os mecanismos de acesso tecnológico ao judiciário trabalhista e aumentar o debate de provas digitais, e disponibilizar aos advogados um gabinete para que se sintam partícipes desse processo, assim como quero estabelecer metas no gabinete”, destacou.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde

A presidente do TRT acredita que o presidente Bolsonaro escolheu o nome de Téssio em virtude da sua atuação na Justiça do Trabalho atrelada a competência e militância. 

“Acima de tudo a competência, o preparo e ser advogado militante. Durante toda a sua vida profissional, doutor Téssio atuou basicamente na Justiça do Trabalho. Creio que esse tenha sido o diferencial”, frisou a presidente ao Cidadeverde.com.

Durante o evento, o desembargador Meton Marques destacou o trabalho que Téssio Tôrres terá que desempenhar.

“Ele vai passar do lado da demanda, como advogado, e agora vai para a cobrança. Vai integrar o menor tribunal em quantidade de desembargadores e servidores, mas que é um dos mais respeitados, que possui selo ouro da Justiça brasileira. Foi daqui que partiram várias decisões que firmaram posição nacional, como o pagamento parcelado de precatórios, então ele chega com a responsabilidade de manter essas marcas. Também deve ter o compromisso de atender a causa social e atendendo as leis”, destacou.

Noelia Sampaio, presidente da Associação de Advogados Trabalhistas do Estado do Piauí (Aatepi), comemorou a posse de um advogado como desembargador.

“Ele é um zeloso advogado, que trabalhou cumprindo seus deveres éticos, contribuiu primorosamente para a advocacia local e nacional. Sabemos que ele irá dar uma ótima contribuição para o excelente trabalho realizado pelo tribunal”, afirmou Noelia Sampaio, presidente da Associação de Advogados Trabalhistas do Estado do Piauí (Aatepi).

Currículo 

Téssio Torres é Advogado e Professor de pós-graduação. Secretário-geral adjunto da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas. Ex-presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas do Estado do Piauí. Pós-graduado em Direito do Trabalho e Direito Processual Civil.

 

Bárbara Rodrigues e Nataniel Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais