Cidadeverde.com

Conheça o 5 Alive, uma divertida combinação de Blackjack com Uno!

Imprimir

Foto: Unsplash


O jogo 5 Alive da Hasbro é um jogo de cartas que é uma combinação divertida de Blackjack e Uno, com um toque do game Exploding Kittens (Gatinhos Explosivos).

É um jogo bastante fácil de aprender e pode ficar bem rápido quando todos estão familiarizados com as regras, sendo voltado para pequenos grupos ou famílias.

Embora haja muita estratégia envolvida, a sorte desempenha um papel importante, como ocorre em quase todos os jogos de cartas.

Embora o game seja classificado oficialmente para maiores de oito anos, na verdade é simples o suficiente até para crianças mais jovens jogarem.

A configuração é simples, não sendo elaborada e nem demorando muito para ser realizada.

1. Jogando o 5 Alive

O game começa com cinco cartas Alive, que representam o número de "vidas".

Em seguida, o resto do baralho é embaralhado e dez cartas são distribuídas para cada jogador. As cartas restantes são colocadas em uma pilha de compra.

Os jogadores têm que descartar as cartas uma de cada vez e manter um registro contínuo do total das cartas na pilha de descarte.

O objetivo do jogo 5 Alive é colocar cartas sem que o total ultrapasse 21.

Se um jogador não puder jogar uma carta sem exceder 21, ele segura todas as suas cartas e vira uma das cartas Vivas, significando que perdeu uma vida.

2. Regras do jogo 5 Alive


Como já dito anteriormente, o jogo pode ficar bem rápido quando todos começam a se familiarizar com as regras.

Em relação ao número de vidas, cada jogador recebe cinco logo no início do jogo.

Existem cartões numerados, sendo o mais alto o número sete.

A maioria dos cartões são de valores pequenos, por isso é fácil manter uma contagem em execução.

A jogabilidade é divertida e envolvente. Descartar cartas de alto valor pode forçar os outros a perderem uma vida, mas é algo que pode facilmente voltar para você.

3. Cartas importantes do 5 Alive


Jogados na mistura estão os curingas, que podem realmente agitar as coisas e mudar a trajetória do jogo. Estes são inclusive bem divertidos.

Se um jogador descartar a carta BOMB (Bomba em inglês), todos devem descartar um zero ou perder uma vida.

Já a carta REDEAL exige que um jogador colete todas as cartas nas mãos de todos, embaralhe-as e depois as distribua novamente, o que é um pouco arriscado.

Depois, há cartas em que você pode passar sua própria vez ou pular a vez da pessoa que está jogando em seguida, o que é extremamente útil se elas tiverem apenas uma carta restante.

Se apenas dois jogadores estiverem jogando, a carta SKIP age como a carta REVERSE, que é usada para mudar a direção do jogo.

Depois, há cartas que podem redefinir o total em execução. Estas podem ser a "21", a "10" e a "0". 

A carta de número "21" é útil para garantir que o total não exceda 21 e pode ser usado mesmo quando o total for 21.

A carta de número "10" pode ser usada para empurrar a contagem para cima ou para baixo, de acordo com a situação.

A carta "0" redefine a contagem, e as "+2" e "+1" exigem que todos os outros jogadores peguem o número indicado de cartas, não apenas o próximo jogador.

Se alguém conseguir terminar suas cartas, as mãos são automaticamente redistribuídas.

Os curingas, como já dito anteriormente, podem mudar completamente a trajetória de um jogo. E o jogador com a última carta Viva ganha o jogo.

Nessas horas, é até comum ver um outro jogador agindo como o Neymar, falando palavrão durante a partida, conforme o filho do craque, Davi Lucca, gravou ele fazendo.

Essa última regra citada pode tornar o clima um pouco chato para os outros jogadores envolvidos, especialmente se houver mais de três jogadores na partida.

Isso ocorre porque aqueles que perderam todas as suas vidas precisam ficar sentados sem fazer nada enquanto o resto dos jogadores continua jogando.

Em tais situações, existe uma variante do 5 Alive, que se chama "Sudden Death" ("Morte Súbita" em inglês), na qual o jogo termina quando um jogador perde todas as suas vidas e a pessoa com mais vidas vence.

Esta é a versão mais divertida de jogar.

Ao todo, são 30 cartas Alive, uma carta BOMB, uma carta REDEAL, quatro PASS, quatro SKIP, seis REVERSE, cinco "21", duas "10", três "0", duas "+2" e duas "+1".

Quando se trata apenas de cartas numéricas, há oito "0", oito "1", oito "2", oito "3", oito "4", quatro "5", dois "6" e um "7".

Em seguida, há uma carta de regras, elevando o total para 108 cartas.

A jogabilidade é competitiva e intensa e é indicada para pequenos grupos, não sendo possível as pessoas saírem ou entrarem no meio das partidas.

Outro detalhe interessante é que, no caso de grupos maiores, faz mais sentido dividir o jogo em apenas duas equipes.

 

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: BlacjackUno