Cidadeverde.com

Censo 2022: pela primeira vez IBGE vai fazer levantamento da população autista no Piauí

Imprimir
  • ibge_receseandores_censo_2022.jpg Renato Andrade/Cidadeverde
  • ibge_receseandores_censo_2022_1.jpg Renato Andrade/Cidadeverde
  • josé_tavares_ibge.jpg Renato Andrade/Cidadeverde
  • ibge_receseandores_censo_2022_2.jpg Renato Andrade/Cidadeverde
  • ibge_receseandores_censo_2022_3.jpg Renato Andrade/Cidadeverde
  • ibge_receseandores_censo_2022_4.jpg Renato Andrade/Cidadeverde
  • ibge_receseandores_censo_2022_5.jpg Renato Andrade/Cidadeverde

O Censo Demográfico 2022 inicia nesta segunda-feira (1º/8) no Piauí. Cerca de 900 mil domicílios serão visitados pelos recenseadores nos próximos meses. A novidade este ano é que a população poderá responder ao questionário por meio da internet ou por ligação telefônica, e que será realizado um levantamento sobre a população autista e quilombolas no Piauí. 

Segundo José Tavares, gerente de Planejamento do IBGE no Piauí, o Instituto quando vai realizar o Censo sempre faz uma consulta com a população e diante disso alguns temas afloram por parte da sociedade. 

“E um deles foi com relação ao autismo. Ele é um tema muito relevante e está no dia a dia das famílias. É um tema importante para que a gente possa conhecê-lo melhor porque o governo precisa formular políticas públicas para atender da melhor forma possível essa população”, acrescentou Tavares. 

Em 2010, o Censo levou a população indígenea no Piauí. Este ano, o instituto fará a consulta do povo quilombola. “Ou seja, um tema novo que será contado e investigado as condições de vida das populações quilombolas que estão espalhadas por todo o nosso território”, acrescentou José Tavares. 

Arnaldo Lima, liderança quilombola, celebrou a inclusão da população no Censo 2022. Para ele, essa é uma oportunidade de mostrar para a sociedade que eles estão presentes. 

“Em nome de todo o movimento, queremos dizer que a nossa palavra é gratidão. E dizer que estamos à disposição para fazer o trabalho com base na nossa realidade. Dizer que as comunidades estão mobilizadas e à espera do recenseador”, completou Arnaldo Lima. 

Respostas pela internet

Uma das novidades neste ano é que a população poderá responder ao questionário por meio da internet ou por ligação telefônica.

A medida proposta pelo IBGE visa coletar o maior número de dados possível, independente da presença dele no domicílio. Além disso, serve como forma de proteção para a população que não se sentir segura ou não quiser receber o colaborador do IBGE. 

“Esse será os modelos misto de coleta. A população poderá responder presencialmente,  pela internet ou telefone. Se o informante prefere responder pela internet, ele recebe uma senha de acesso”, explicou Leonardo Passos, chefe da Unidade Estadual do IBGE no Piauí. 

Para ter acesso a essa senha, o morador daquela residência precisará ser visitado por um recenseador. No ato na entrevista, deve comunicar a ele que prefere responder pela internet. Neste momento, o recenseador entrega uma senha de acesso e explica como preencher o questionário. 

Investimento no Piauí

No Piauí são mais de R$ 20 milhões que serão investidos, tanto no pagamento de recenseador, de equipamento e locação de veículos. “Estamos com uma estrutura bem adequada, mais de que 2,6 mil recenseadores para fazer o Censo da melhor forma possível”, acrescentou Leonardo Passos. 

Segurança 

Para proteger a sociedade e os recenseadores o IBGE criou crachás com QRCode para que a população tenha acesso ao perfil do colaborador do IBGE. Além disso, os recenseadores estarão de crachá azul com identificação do instituto. 

O chefe de Unidade do IBGE no Piauí ressaltou ainda que uma parceria com a polícia ajudou o instinto a mapear as regiões que precisam de maior atenção durante o trabalho dos recenseadores. 

A entrevista dura cerca de 15 minutos e basta que um morador responda por todo o domicílio.


Nataniel Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais