Cidadeverde.com

Câncer de boca: 8 entre 10 pacientes são ou foram tabagistas

Imprimir

Foto: Pixabay

 

O câncer de boca, também conhecido como câncer de cavidade oral – região que contempla gengivas, língua, lábio, soalho bucal (a parte que fica embaixo da língua), palato duro (céu da boca), e a área atrás dos dentes do siso (retromolar) – é o tumor de cabeça e pescoço mais comum entre os homens. Para 2022, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) são esperados 11.200 novos casos de câncer de homens e 4.010 em mulheres, ou seja, a doença quase 3 vezes mais comum no sexo masculino. Sua maior prevalência é em homens acima de 40 anos.

A principal causa é o uso de tabaco sob qualquer forma – cigarro, charuto, cachimbo, narguilé - associado ao consumo regular de bebida alcoólica, principalmente destilados. O fumante passivo também tem risco de desenvolver a doença. “Os trabalhos mostram que oito entre dez pessoas com câncer oral têm histórico de tabagismo”, alerta o oncologista Thiago Bueno de Oliveira, presidente do Grupo Brasileiro de Câncer de Cabeça e Pescoço (GBCP).

Outros fatores de risco para o desenvolvimento do câncer oral são exposição ao sol sem proteção, excesso de gordura corporal, infecção pelo papilomavírus humano (HPV), relacionado principalmente ao câncer de orofaringe (garganta), que é transmitido pelo contato sexual, nesse caso, de forma oral.


ATENÇÃO AOS SINAIS

Os principais sintomas de câncer de cavidade oral, que podem variar de acordo com a localização e estágio da doença, são:

-Leucoplasia: área esbranquiçada na cavidade oral, parecida com uma afta, que não melhora
-Eritroplasia: mancha vermelha persistente na cavidade oral, que pode sangrar
-Ferida na boca que não cicatriza, após 15 dias
-Perda ou amolecimento de dentes
-Nódulo no pescoço
-Massa ou nódulo na língua, nas gengivas ou no rosto
-Dificuldade para mexer a língua, mastigar ou engolir alimentos
-Mau hálito constante
-Perda de peso inesperada

Esses sintomas nem sempre indicam que existe um câncer de boca, mas é preciso consultar um dentista (estomatologista) ou médico especialista em cirurgia de cabeça e pescoço para uma avaliação mais precisa.

Ao observar alguma alteração suspeita é importante buscar avaliação de um médico otorrinolaringologista ou dentista. Após o exame clínico, se houver suspeita do câncer, será necessária a realização de biópsia. Nesse procedimento remove-se parte da área suspeita de câncer para análise microscópica.

Esse tipo de exame pode exigir o uso de anestesia local ou geral, a depender da localização do tumor. Com diagnóstico precoce, as chances de cura (o paciente estar vivo cinco anos após o diagnóstico) superam os 90%.


PREVENÇÃO

Cerca de 30% dos casos de câncer de cavidade oral poderiam ser evitados com a adoção de algumas medidas.

-Não fumar
-Evitar o consumo de bebidas alcoólicas
-Manter o peso corporal adequado
-Manter boa higiene bucal
-Usar preservativo (camisinha) na prática do sexo oral
-Tomar a vacina contra o Papilomavírus Humano-HPV

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais