Cidadeverde.com
Vida Saudável

Teresina inicia campanha vacinação contra a poliomielite nesta segunda-feira

Imprimir


A Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação começa nesta segunda-feira(8) em Teresina. A aplicação das doses segue até o dia 09 de setembro, nas salas de vacina disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital. 

Durante o período também acontece a campanha nacional de Multivacinação, com objetivo de ampliar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes. 

O intuito da campanha é ampliar a cobertura vacinal no caso da poliomielite e reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos, além de melhorar as coberturas vacinais, conforme preconiza o Calendário Nacional de Vacinação.

 O reforço com a campanha de vacinação se deve à baixa gradual na cobertura vacinal, que segue a mesma tendência do cenário nacional, e barrar o vírus que provoca a poliomielite.

"Essa mobilização está sendo feita em todo o Brasil, para que a gente possa melhorar nossa cobertuira vacinal, que veio registrando ujma queda nos últimos anos, principalmente durante a pandemia. Então, a gente faz o chamamento à população", destacou a coordenadora da campanha de vacinação, Emanuele Dias. 

Para a multivacinação, o público-alvo é o de crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos. Serão ofertadas vacinas da BCG, Hepatite B, Penta (DTP/Hib/HB), Vip/Vop, Rotavírus, Pneumocócica 10 valente (conjugada), Menigocócica C (conjugada), e Febre amarela.

 A FMS reforça que o adiamento da vacinação só deve ocorrer em situações em que a criança ou adolescente esteja com doenças febris graves para que os sintomas/sinais ou eventuais complicações não sejam atribuídas à vacinação e mascarem o problema real.

 

 

 

Natanael Souza 
[email protected] 

 

Imprimir