Cidadeverde.com

Barragem Algodões sobe 40cm na madrugada; 100 famílias foram retiradas

Imprimir
Engenheiros da Emgerpi e da empresa de consultoria do Rio de Janeiro, Geo Projetos e Engenharia, continuam na Barragem Algodões I, em Cocal. Eles vão fazer o rebaixamento de dois metros no sangradouro para manter o nível do reservatório estabilizado. Esse trabalho vai servir para facilitar o escoamento da água para o rio Pirangir. Ele deveria ter começado na madrugada deste sábado, mas os caminhões com as máquinas ficaram atolados na estrada de acesso a barragem por causa das fortes chuvas que caíram ontem em Algodões I.

Cerca de 100 famílias que moram na comunidade Algodões foram retiradas de suas casas e levadas para abrigos. Equipes de assistentes sociais da Emgerpi trabalham em parceria com a Prefeitura de Cocal, Igreja Católica, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
 
A empresa Getel que construiu a barragem em 2001 foi notificada pela Emgerpi e ficou de enviar técnicos para o local da barragem ainda hoje. A garantia da obra é de 15 anos. O Ministério Público e a Justiça Estadual também foram comunicados dos trabalhos que estão sendo feitos na região. 
 
Outro problema que os engenheiros estão resolvendo são trincas no terreno da encosta da barragem por onde está havendo infiltrações de água.Para amenizar os efeitos da pressão no solo, vão ser feitos furos de drenagem para a retirada da água.

Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: