Cidadeverde.com

Teresina passa a ter dois novos Conselhos Tutelares a partir de dezembro

Imprimir
  • WhatsApp_Image_2022-08-09_at_09_42_08.jpeg Renato Andrade / Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2022-08-09_at_09_48_15.jpeg Renato Andrade / Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2022-08-09_at_09_42_31_(2).jpeg Renato Andrade / Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2022-08-09_at_09_42_31_(1).jpeg Renato Andrade / Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2022-08-09_at_09_42_26.jpeg Renato Andrade / Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2022-08-09_at_09_42_17.jpeg Renato Andrade / Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2022-08-09_at_09_42_15.jpeg Renato Andrade / Cidadeverde.com

O prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) assinou nesta terça-feira (09) a ordem de serviço para a implantação de mais dois Conselhos Tutelares em Teresina. O ato ocorreu durante a solenidade inauguração da reforma do I Conselho Tutelar e a entrega de um veículo para a unidade, que fica no Centro da capital. 

Com a construção das duas novas unidades, Teresina vai passar de cinco para sete Conselhos Tutelares. A criação dos novos conselhos foi aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito no último mês de junho.

O secretário de Assistência Social e Políticas Integradas, Allan Cavalcante, afirmou que a previsão é de que as obras dos prédios onde vão funcionar os dois conselhos sejam concluídas até o mês de dezembro deste ano. As unidades VI e VII, nas zona Sul e Leste da capital, vão ficar localizadas em prédios que já fazem parte da administração municipal. 

No total, uma equipe de 10 conselheiros vai atuar nas novas sedes, após a inauguração. 

“A gente acredita que até dezembro esses conselhos estarão funcionando, temos uma perspectiva de dois ou três meses para os prédios estarem prontos, equipados, com toda a aparelhagem para atender a população”, anunciou o secretário. 

Em entrevista, Dr. Pessoa projetou a implantação de mais um Conselho Tutelar na capital antes de 2024. Ele também destacou a ampliação de veículos e reestruturação da instituição.  

“Nós, no primeiro ano para o segundo ano já criamos dois conselhos tutelares e vamos para o terceiro, antes de terminar o mandato. É um olhar para toda a sociedade, mas principalmente para o pequeno, para a criança e o adolescente e fortalece a sociedade nessa formação do cidadão. É compromisso de cuidar de todos, mas principalmente nessa faixa de idade”, destacou o prefeito. 

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com 

O gerente de Direitos Humanos,André Santos,  projeta que as estruturas vão ajudar a desafogar a demanda da capital e a ampliar a capacidade de atendimento dos conselhos em Teresina. Atualmente, cada região recebe pelo menos 25 casos diariamente. As principais denúncias são de casos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. 

“A partir do momento em que conseguimos reestruturar os conselhos, vimos que subiram os números de casos, não porque não acontecia antes, mas pelo fato de que precisávamos melhorar o atendimento para que as pessoas possam procurar o atendimento é para que tenhamos os números reais de casos que acontecem na nossa cidade”, afirmou. 

Atualmente, Teresina conta com cinco unidades de conselhos tutelares: I Conselho Tutelar, localizado no bairro Marquês de Paranaguá, na zona Centro/Norte; II Conselho Tutelar, bairro Dirceu na zona Sudeste, III Conselho Tutelar, bairro Vermelha, zona Sul; IV Conselho Tutelar, bairro dos Noivos, zona Leste; e V Conselho Tutelar, bairro Santa Maria da Codipi, zona Norte. As novas unidades irão funcionar na zona Leste e na zona Sul.

 

 

 

 

Flash Paula Sampaio 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais