Cidadeverde.com

Aprenda a controlar a ansiedade com pequenos truques em casa

Imprimir


Foto: Freepik

 


Atualmente, existem muitas pessoas que sofrem do transtorno de ansiedade. Além de ser um problema de saúde que invade a rotina diária das pessoas, nem sempre é fácil lidar com a ansiedade e livrar-se dela. Mas, saiba que simples mudanças no seu dia a dia, ou na sua casa, podem te ajudar a aliviar os sintomas ou controlá-los.

Por isso, confira algumas dicas de decoração que poderão te ajudar nesse processo.


Mantenha os ambientes organizados

Estudos afirmam que a desordem é capaz de aumentar os níveis de cortisol, conhecido como hormônio do estresse. Além disso, viver no meio da bagunça fará com que você perca tempo buscando o que necessita ou acumulando coisas desnecessárias, dificultando o seu bem-estar. Para ajudar, a primeira dica é quanto a organização: ter as coisas ordenadas lhe ajudará a estar emocionalmente equilibrado para controlar a ansiedade, além de fazer com que você aproveite melhor o seu tempo.


Aposte nas cores claras e evite estampas

Estampas e cores muito fortes podem gerar a mesma sensação da desordem, causando estresse. Se o que você busca são ambientes onde seja possível relaxar, o ideal é apostar nas cores claras e neutras, que trazem tranquilidade, e evitar estampas muito pesadas. Esses pequenos detalhes ajudarão a controlar os sintomas de ansiedade.


Aproveite mais a ventilação e a iluminação natural

Uma casa bem arejada e com muita incidência de luz natural pode ser considerada um grande remédio e ajuda a controlar a ansiedade. Estes elementos nos enchem de energia, força e podem ajudar a combater a dor e o estresse. Portanto, evite bloquear as janelas e portas e dê passagem à ventilação e aos raios de sol e recarregue suas energias.


Prefira ambientes abertos

Lugares apertados e claustrofóbicos podem gerar desconforto em quem sofre de ansiedade. Por isso, prefira ambientes integrados ou espaços semi-abertos. Evite também acumular muitos móveis e objetos e, se possível, deixe espaços vazios entre eles.


Plantas e flores frescas

As flores frescas e as plantas, além de aportar vida aos nossos ambientes, proporcionam uma beleza natural que alivia e ajuda a baixar os níveis de estresse e ansiedade. A alma e a alegria das flores e plantas frescas invadem a casa enchendo-a de vida e deixando os ambientes mais agradáveis e acolhedores. Além disso, cuidar das plantas pode ser uma atividade que acalma.


Poucos móveis e objetos

Com o passar do tempo, costumamos acumular muitos objetos e isso não é muito aconselhável. Mesmo que tenham um valor afetivo, quando são em excesso, podem gerar ansiedade por deixarem o ambiente confuso e carregado demais. Em dias muito estressantes, um lugar limpo e em ordem é essencial. Por isso, nos ambientes em que passa a maior parte do tempo, o ideal é deixá-la com os móveis essenciais e os adornos justos.


Aposte nos banhos relaxantes

Quem disse que você precisa de uma banheira para um banho relaxante? Alguns cuidados podem deixar seu banheiro como um oásis particular para que você tenha um bom banho relaxante: escolha sais da fragrância de sua preferência, evite a luz artificial, aposte na iluminação com velas e deixe a água na temperatura de sua preferência. Essas são ótimas técnicas, segundo o habitissimo, para tornar o banho um momento especial.

 


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais