Cidadeverde.com
Geral

Chef Eliz Martins vence o Prêmio Dolmã 2022, o oscar da gastronomia

Imprimir

Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal

A Chef piauiense Elizângela Martins venceu o Prêmio Dolmã 2022, considerado o “Oscar da Gastronomia Nacional”, na categoria Regional/Piauí. A premiação ocorreu na cidade de Macapá, no estado do Amapá.

Após uma concorrida etapa classificatória regional no "Enchefs", Elizângela chegou à grande final nacional no Estado do Amapá com dois outros chefs e venceu por meio de voto popular na internet.

Formada em gastronomia em 2021 pelo Centro Universitário UniFacid Wyden, Eliz Martins, como é conhecida, apresentou na final o prato “Nordestinado”, e usou ingredientes bem regionais, como banana da terra, maxixe, carne de sol de campo maior, geléia de caju, chip de banana e flor comestível, numa típica homenagem ao Piauí.

Segundo ela, foram 3 dias de estudos e elaboração do prato. “Juntei o meu conhecimento de formação no curso de gastronomia com a minha expertise profissional e me inscrevi no concurso já no último dia e deu certo!”, declarou a chef Eliz.

O Prêmio Nacional Dólmã é o reconhecimento e a valorização do trabalho e da dedicação dos profissionais que se destacam na área gastronômica e que contribuem para o aquecimento da economia brasileira.

Para Ana Cristine, Coordenadora do Curso de Gastronomia do UniFacid Wyden, é um orgulho ter a Eliz como vencedora do Dolmã 2002 e destaca a importância do concurso nacional. “Nossa gastronomia, que é rica de sabores, cores e muita criatividade, só cresce com o prêmio Dolmã, que incentiva a culinária regional, fortalece a pesquisa científica, movimenta o mercado e nos estimula, enquanto academia, a fazer o melhor pela gastronomia da nossa região.


Da Redação
[email protected] 

Imprimir