Cidadeverde.com

Candidatos discutem vacinação e desemprego no debate da TV Cidade Verde

Imprimir

No segundo bloco do debate promovido pela TV Cidade Verde, os nove candidatos ao Governo do Piauí puderam escolher o tema e qual dos adversários direcionar suas perguntas voltadas para as mais diversas áreas da administração pública. 

Após sorteio, a rodada foi iniciada pelo coronel Diego Melo (PL). O militar perguntou a Rafael Fonteles (PT) quais as suas propostas para a segurança pública estadual, mais especificamente para o combate aos índices de criminalidade.

Fotos: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Por seu turno, o petista garantiu que esta área será a “principal prioridade” em seu eventual governo, apontando sobretudo ações para ampliar o enfrentamento às facções criminosas.

“Reforçando a repressão à criminalidade com o aumento das forças de segurança, com quatro mil homens e mulheres para ingressar na Polícia Militar (...) Iremos colocar investimento forte em tecnologia e integração das polícias, continuando a valorização do profissional de segurança”, destacou 

Na sequência, Ravena Castro (PMN) questionou Silvio Mendes (União Brasil) sobre o combate à pandemia e a vacinação contra a Covid-19 no Piauí. Na ocasião, o ex-prefeito de Teresina assegurou que irá seguir o Plano Nacional de Imunização (PNI) e rechaçou a politização do tema.  

“O Piauí tem o maior programa de imunização do mundo, chamado PNI, feito por técnicos da maior qualidade (..) O que se viu nessa pandemia foram absolutamente devaneios criminosos e muita gente que morreu no mundo inteiro, sem precisar morrer”, declarou o candidato do União Brasil. 

Na área da educação, Gessy Lima (PSC) confrontou Rafael Fonteles quanto às denúncias de irregularidades no PROAJA apontadas pelo Tribunal de Contas do Piauí e quais suas propostas para expandir a alfabetização no estado. 

Em sua resposta, Rafael Fonteles pontuou que os números se baseiam em um relatório preliminar que ainda precisa ser devidamente avaliado e julgado pelos órgãos de controle e da Justiça.

“Nosso compromisso é alfabetizar toda a geração que não teve  oportunidade em 180 anos do Piauí que foram esquecidas pelo poder público,porque parte da elite desse estado tinha realmente obsessão por não educar o povo”, disse o petista.

O bloco também proporcionou o embate entre Rafael Fontes e União Brasil. Os dois candidatos que lideram as pesquisas de intenção de voto para o cargo de governador discutiram questões voltadas à economia estadual.

Rafael Fonteles afirmou que o estado reduziu a taxa de desemprego e quis saber de Silvio Mendes quais suas propostas para fomentar o crescimento econômico e manter o aumento dos postos de trabalho aos piauienses.

O ex-prefeito de Teresina, no entanto, rebateu os dados do adversário. “Perdemos, no seu governo, várias empresas que foram embora por descumprimento de compromissos (...) crescimento tem que ser sustentável e verdadeiro, não enganando e dizendo aquilo que não é verdade”, enfatizou.

 

Breno Moreno

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais