Cidadeverde.com
Política

No Piauí, 85 municípios pedem reforço de tropas federais para as eleições

Imprimir

Foto: arquivo Cidadeverde.com

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) encaminhou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o pedido de auxílio de tropas das Forças Armadas. Ao todo, 26 zonas eleitorais solicitaram reforço na segurança, o que corresponde a aproximadamente 85 municípios. 

A solicitação foi realizada em julho pelo TRE-PI após requisições formuladas pelos juízes das Zonas Eleitorais, com o objetivo de garantir a ordem e a legitimidade do processo eleitoral no estado.

As tropas federais atuarão durante a votação e apuração do resultado do pleito. Os municípios que contarão com o reforço ainda não foi divulgado. 

 

Forças de segurança reunidas

Na semana passada, os planos de Logística e de Segurança Pública para as Eleições Gerais de 2022 no Piauí foram debatidos em uma reunião técnica interna, promovida pela presidência do TRE-PI. 

Foram tratados o quantitativo de policiais empregados nos 224 municípios do estado, data de deslocamento de tropas para os municípios do interior; diárias, logística de transporte; protocolos de segurança; estratégias de policiamento em virtude das experiências adquiridas em pleitos anteriores; Lei Seca; entre outros.

Além de tropas federais, representantes das outras forças de segurança como Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Guarda Civil Municipal participaram da reunião para explanar a logística, cronograma e o plano de ações referentes a  atuação, em conjunto com a Justiça Eleitoral, no apoio a realização das Eleições Gerais 2022.

 

Graciane Araújo
[email protected]

Imprimir