Cidadeverde.com

Casos de dengue e chikungunya reduzem 90% em Picos

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

A  Coordenação de Vigilância Epidemiológica de Picos confirmou nesta terça-feira (23) a redução de 90% nos casos de Dengue e Chikungunya. Apesar do cenário positivo, os cuidados preventivos para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti devem ser mantidos pela população.

As notificações de arboviroses chegaram à marca de dois registros por semana, um saldo inferior aos casos notificados nos meses de pico como maio, junho.

O coordenador de Vigilância Epidemiológica de Picos, Robsonclay Viana, explicou que a orientação é para que os cuidados para evitar "viveiros" do mosquito sejam mantidos.

"Recomendamos a sociedade para que continuem observando os reservatórios de água, não deixando água acumulada para que a dengue não volte. A partir da notificação de casos, os agentes de endemias eles visitam os locais para ver o que está acontecendo, pois ainda temos algumas localidades persistindo casos", disse o coordenador.

Em se tratando da persistência de casos em algumas áreas do município, sobretudo na zona rural, Robsonclay Viana destaca que tem sido feito um trabalho de conscientização com os agricultores locais.

"Os casos estão persistindo em algumas comunidades rurais. Vale ressaltar que os agricultores que criam animais não lavam os reservatórios corretamente e os agentes estão fazendo essa orientação", frisou.

No município de Picos, muitas pessoas acometidas com a Chikungunya tem sofrido com as sequelas provocadas, como dores nas articulações que tem ressurgido no período de até 6 meses.

 

Paula Monize

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais