Cidadeverde.com
Cidades

Recenseador salva bebê engasgado no município de Porto

Imprimir

Foto: Google Maps

No município de Porto, um recenseador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) salvou um bebê de um engasgamento no momento em que aplicaria um questionário do Censo Demográfico. O caso aconteceu no último dia 9 de agosto, na segunda semana de coleta da pesquisa. 

O recenseador que protagonizou o acontecimento foi Eugênio Santos. Ele relata que, por volta das 19h, faria a última entrevista do dia em uma residência cujo morador disse que só poderia recebê-lo à noite. “No momento em que parei a moto na frente da casa, a vizinha dele saiu na porta, desesperada, gritando por ajuda”, lembra.

Segundo ele, um bebê, que aparentava ter menos de um mês de vida, estava engasgado. “A criança já estava roxa e não se mexia. Então tomei dos braços dela, rápido, e comecei a fazer a massagem nas costas”, relata. Alguns minutos depois, a criança começou a apresentar sinais vitais novamente. Então, o recenseador levou mãe e bebê até o hospital para atendimento por equipe de saúde.

Foto: Arquivo Pessoal

Santos explica que aprendeu os primeiros socorros durante curso em autoescola. “Mas Deus me iluminou naquela hora”, ressalta. Ele relata que a rua estava pouco movimentada no horário e a mulher estava em casa com apenas outra criança. “Nem sei explicar direito a sensação que senti naquele momento e depois também”, afirma.

Da Redação
[email protected]

Imprimir