Cidadeverde.com

Vigilância Sanitária de Teresina realiza blitz em 126 abatedouros

Imprimir

Fiscais de Prefeitura de Teresina mantêm fiscalização diária nos abatedouros de bovinos, suínos, caprinos, ovinos e de aves do município com o fim de garantir a boa qualidade dos alimentos consumidos pela população da capital. Somente no mês de abril deste ano, 126 desses estabelecimentos foram vistoriados por equipes da Gerência de Vigilância Sanitária (Gevisa), por meio do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

Vinculada à Fundação Municipal de Saúde (FMS), a Gevisa observa as condições de abate dos animais destinados a consumo, bem como as condições de higiene dos estabelecimentos, além da qualidade das peças preparadas para a comercialização. Aquelas que apresentam qualquer tipo de dano ou não estão de acordo com os critérios exigidos no que se refere à qualidade são prontamente condenadas pela fiscalização e proibidas para a venda.

O gerente da Gevisa, José Feliciano de Paiva revela que no mês passado, dos 51.607 frangos vistoriados, 5.385 foram impedidos para comercialização. Também foram reprovadas pela fiscalização 1.555 peças bovinas, 82 peças suínas, 13 de caprinos e 38 de ovinos. Foram liberadas 3.781 carcaças de bovinos, 20 caprinos, 167 ovinos e 88 suínos. Foram condenados parcialmente 456 frangos.

Gripe

Representantes da Gevisa participaram de reunião ocorrida no auditório da FMS sobre a gripe A (H1N1), que preocupa autoridades de saúde do planeta. A exemplo do Ministério da Saúde, a FMS, por meio da Gerência de Ações Estratégicas, prepara uma rede de proteção contra a uma possível epidemia da doença.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: