Cidadeverde.com

Cinco crianças e adolescentes desaparecem no rio Parnaíba; três são encontrados

Imprimir
  • fotos-Recuperado.jpg Renato Andrade/Cidadeverde e Prefeitura de Nazária
  • fotaos-Recuperado.jpg Renato Andrade/Cidadeverde e Prefeitura de Nazária
  • asdcas.jpg Renato Andrade/Cidadeverde e Prefeitura de Nazária
  • asas.jpg Renato Andrade/Cidadeverde e Prefeitura de Nazária
  • resgate_22.jpg Renato Andrade/Cidadeverde e Prefeitura de Nazária
  • bsusdd.jpg Renato Andrade/Cidadeverde e Prefeitura de Nazária
  • buscas111.jpg Renato Andrade/Cidadeverde e Prefeitura de Nazária
  • buscas111233.jpg Renato Andrade/Cidadeverde e Prefeitura de Nazária
  • corpo_de_bombeiros_buscas_011.jpg Renato Andrade/Cidadeverde e Prefeitura de Nazária
  • corpo_de_bombeiros_de_teresina_buscas_resgate_cidadeverde.jpg Renato Andrade/Cidadeverde e Prefeitura de Nazária
  • tenente_valter_do_corpo_de_bombeiros.jpg Renato Andrade/Cidadeverde e Prefeitura de Nazária
  • buscas_dos_bombeiros_cidadeverde_piaui.jpg Renato Andrade/Cidadeverde e Prefeitura de Nazária
  • josé_veloso_do_corpo_de_bombeiros_cidade_verde.jpg Renato Andrade/Cidadeverde e Prefeitura de Nazária
  • corpo_de_bombeiros_de_teresina_cidade_verde.jpg Renato Andrade/Cidadeverde e Prefeitura de Nazária
  • corpo_d_ebombeiros_equipe_teresina.jpg Renato Andrade/Cidadeverde e Prefeitura de Nazária
  • ewfwef.jpg Renato Andrade/Cidadeverde e Prefeitura de Nazária
  • local_corpos_bombeiros.jpg Renato Andrade/Cidadeverde e Prefeitura de Nazária
  • oswaldo_bonfim.jpg Renato Andrade/Cidadeverde e Prefeitura de Nazária
  • morte_crianaçs_11.jpg Renato Andrade/Cidadeverde e Prefeitura de Nazária
  • busca_corpos_2.jpg Renato Andrade/Cidadeverde e Prefeitura de Nazária
  • buscas_corpos_rio_parnaíba.jpg Renato Andrade/Cidadeverde e Prefeitura de Nazária
  • corpossaq.jpg Renato Andrade/Cidadeverde e Prefeitura de Nazária
  • corpo_de_bombeiross.jpg Renato Andrade/Cidadeverde e Prefeitura de Nazária

Atualizada às 13h30

O velório das crianças será coletivo e realizado na casa do adolescente José da Cruz Alves, de 15 anos. A informação foi confirmada ao Cidadeverde.com pela assistente social da saúde de Nazaria, Elineusa Montes. 

“Vamos dar todo suporte com uma equipe de enfermagem e médica, que já está no local. Estamos providenciando caixões e todo o trâmite para realizar o velório”, destacou Elineusa Montes. 

Segundo a assistente social, as mães das vítimas são duas primas e uma tia.

Atualizada às 12h40

O terceiro corpo das vítimas de afogamento no rio  Parnaíba foi encontrado no final da manhã desta segunda-feira (29).  José da Cruz Alves, de 15 anos, foi localizado por volta das 11h40 por pescadores que ajudam nas buscas. A  equipe do Corpo de Bombeiros fez a remoção. Cinco crianças e adolescentes desapareceram ontem quando tomavam banho na coroa do rio em um trecho da cidade de Nazária (a 30 km de Teresina). 

O primeiro corpo a ser resgatado foi Marcos Vinicius Santos, de 8 anos, no início da manhã dessa segunda-feira. Logo depois, por volta das 11h, foi resgatado o corpo da irmã dele, Vitória Emanuelle, de 13 anos. Agora foi resgatado José da Cruz Alves, de 15 anos, que é primo das vítimas.

Seguem as buscas pelos corpos das irmãs Eduarda Kemylly da Conceição Silva, de 9 anos, e Ana Ketlelly da Conceição Silva, de 8 anos.

As cinco crianças moram no bairro Morada Nova, no assentamento Marisa Letícia e na localidade da Redondeza da Secretaria, no município de Nazária.

Foto: Reprodução redes sociais

Marcos Vinicius Santos e a irmã Vitória Emanuelle, José da Cruz Alves, e as irmãs Eduarda Kemylly e Ana Ketlelly 

Atualizada às 11h 

O segundo corpo de uma das crianças desaparecida foi resgatado agora há pouco por moradores que ajudam nas buscas na cidade de Nazária.  

O corpo estava boiando e apenas o cabelo da vítima estava visível. Moradores acionaram os Bombeiros que estavam do outro lado do rio. Os dois moradores temendo que o corpo voltasse a afundar, pularam no rio e foram resgatar o corpo de uma menina.

A mãe da criança resgatada está ao lado do corpo da filha. Segundo populares, a vítima encontrada seria Vitória Emanuelle, de 13 anos. O corpo dela está na margem do rio à espera do Instituto de Medicina Legal (IML) para fazer a remoção.

O vigilante Edmar Costa, um dos homens que participou do resgate, disse ao Cidadeverde.com que não se controlou ao ver o corpo passando e foi motivado pelo medo de perdê-lo de vista. 

“No coração da gente é entregar para os pais para velar seus filhos. Nos meus cálculos era o seguinte: se ela fosse mais para frente, poderia afundar e dar mais trabalho. Não queríamos perder a oportunidade”, ressaltou Edmar Costa. 

Mesmo sem roupa ou treinamento adequado, o morador entrou na água e afirmou que tem convocado colegas pescadores para ajudarem nas buscas.

Atualizada às 10h20

Equipes do Corpo de Bombeiros continuam as buscas para localizar as quatro crianças e adolescentes que desapareceram ontem em um trecho do rio Parnaíba, na cidade de Nazária.

Cinco meninos e meninas da mesma família estão desaparecidas desde ontem. Hoje (29) pela manhã um menino de 8 anos foi encontrado morto às margens do rio. 

Mais uma equipe dos Bombeiros chegou ao local da ocorrência para ajudar nas buscas. Segundo o coronel José Veloso, a estimativa é que os corpos sejam encontrados até o final do dia. 

“Estamos em uma corrida contra o tempo. Porque a correnteza é forte e os corpos podem estar longe. Por isso estamos trazendo mais reforço para ajudar nessas buscas e até o final do dia ter encontrado todos os corpos”, destacou o coronel Veloso. 

A profundidade do local onde os corpos desapareceram chega a 6 metros, de acordo com o tenente Valter. Ele está trabalhando desde as 16h de domingo nas buscas pelos corpos das crianças e adolescentes. O bombeiro acredita que os corpos estão muito longe de onde aconteceu a tragédia. 

“Já foram feitos mergulhos em dois locais. Na área parada e da correnteza. Com certeza o corpo não está por aqui porque a correnteza é muito forte. Está se tornando difícil por causa disso. Locais onde os corpos podem ficar enganchado é quase impossível. Só tem terra e cascalho. Nossa equipe hoje está com dois mergulhadores”, destacou o tenente.

Atualizada às 9h35

O corpo de Marcos Vinicius Santos, 8 anos, uma das crianças desaparecidas no rio Parnaíba, em Nazária, foi encontrado no início da manhã desta segunda-feira(29) por populares. A informação foi confirmada ao Cidadeverde.com pelo prefeito de Nazária, Osvaldo Bonfim. 

"Populares encontraram por volta das 6h da manhã. O corpo estava boiando bem próximo a margem do rio. Os bombeiros já foram acionados e agora estamos aguardando o IML", relatou o prefeito Osvaldo Bonfim. 

Ainda seguem desaparecidos: José da Cruz Alves (15 anos), Vitória Emanuelle Sales Santos(13 anos) Eduarda Kemylly da Conceição Silva (9 anos)  e Ana Ketlelly da Conceição Silva (8 anos). As buscas continuam sendo realizadas pelas equipes do Corpo de Bombeiros, com apoio de populares e pescadores da região. 

Por causa da tragédia, o clima em Nazária é de muita consternação e tristeza. 

A prefeitura do município decretou luto de cinco dias e decidiu suspender as aulas da rede municipal de ensino. 

Dezenas de pessoas acompanham as buscas pelos corpos das crianças e adolescentes que desapareceram no Rio Parnaiba. Familiares e amigos das vítimas estão aos prantos na ribanceira do rio à espera de alguma informação sobre o paradeiro das vítimas. 

“Para nós é uma fatalidade, já que somos 8,6 mil habitantes. Infelizmente estavam em um momento de lazer quando uma criança se afogou, as outras crianças foram tentar salvar e aconteceu essa tragédia. As mães e pais tentaram ainda. Iam ter mais três vítimas”, destacou o prefeito. 

Assistentes sociais do município estão ao lado das mães que aguardam sentadas nos barrancos dos rios alguma notícia das crianças desaparecidas. Uma das mães precisou ser amparada pelas profissionais do município para sair do local. já que desde a fatalidade está no local à espera dos filhos e não tem se alimentado ou se hidratado. 

“A prefeitura está aqui dando toda assistência para diminuir o máximo possível a dor. Até agora, apenas o corpo de Marcos foi encontrado. Os demais ainda estão desaparecidos e o Corpo de Bombeiros continua fazendo as buscas”, acrescentou o prefeito.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde

O Corpo de Bombeiros retomou nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (29) as buscas pelas crianças e adolescentes que desapareceram no Rio Parnaíba, no município de Nazária (distante 35 km de Teresina). A equipe que atua no local conta com dois mergulhadorse e uma embarcação para fazer a varredura nas proximidades do local onde as crianças estavam tomando antes de desaparecerem na tarde de ontem. 

Segundo o tenente coronel José Veloso, relações públicas do Corpo de Bombeiros, as testemunhas não conseguiram apontar o local exato do desaparecimento. Por conta disso, as buscas estão sendo feitas em uma área mais ampla, o que amplia a dificuldade. 

"As buscas foram retomadas com dois mergulhadores. A informação que a gente tem é que eles estavam em uma coroa, mas não teve exatamente um ponto, então a gente tem que fazer uma varredura um pouco mais ampla. As pessoas estão muito abaladas na cidade", destacou o coronel Veloso. 

As crianças desaparecidas têm idades que variam entre 8 e 16 anos. 

Por meio de nota, a Prefeitura de Nazária lamentou o desaparecimento das crianças e adolescentes e disse que está prestando assistência aos familiares. 

"A prefeitura de Nazária, em conjunto com as equipes de todas as secretarias, está dando apoio necessário às famílias das vítimas. Nossos sentimentos de solidariedade a todos neste momento", diz a nota da prefeitura. 

O caso

Cinco crianças e adolescentes – na faixa etária de 8 anos a 16 anos – desapareceram na tarde deste domingo (28) na cidade de Nazária (distante 35 km  de Teresina). 

A cabo do Corpo de Bombeiros, Renata Silveira, que acompanhou as buscas, informou ao Cidadeverde.com que as crianças e adolescentes estavam tomando banho na coroa do Rio Parnaíba com os familiares. Eles têm a idade de 8 anos, 9, 11, 14 e 16 anos, são todos da mesma família e moram no assentamento Marisa Letícia, e nos bairros Morada Nova e Santa Cruz, em Nazária. Os meninos e meninas desaparecidas são primos e irmãos. Um deles é gêmeo. 

“Eles tiveram acesso a coroa por um sítio e existe um trecho bem raso, mas outra parte é funda. O mergulhador informou que a profundidade no local que os meninos caíram tem cerca de 2 a 3 metros”, informou Renata Silveira.

Segundo a cabo, um dos gêmeos, que tem 8 anos, a família conseguiu resgatar. O outro está desaparecido. 

“A informação que tivemos é que um deles caiu numa parte funda e outro foi tentar salvá-lo e se afundou, foi o terceiro socorrê-los e assim os outros. Eram seis crianças e adolescentes. No momento de desespero alguém da família conseguiu puxar um dos gêmeos”, disse Renata Silveira. 

Os familiares informaram a equipe do Corpo de Bombeiros que costumavam frequentar a coroa do rio e era a primeira vez que ocorria esse acidente. 

A cabo informou que o Corpo de Bombeiros fez uma busca minuciosa até às 18h30, prolongando até meia hora, mas como anoiteceu tiveram que suspender as buscas.

 

 

 

Flash Nataniel Lima e Yala Sena
[email protected]  

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais