Cidadeverde.com
Vida Saudável

Com que frequência você lava a roupa de cama? Especialista alerta para cuidados

Imprimir


Foto: Freepik

 


Quando foi a última vez que você trocou os lençóis e colocou a roupa de cama para lavar? Se você não lembra ou se isso faz muito tempo, está na hora de rever essa organização de lavagem. E os cobertores, são lavados de quanto em quanto tempo? São muitas dúvidas que rodeiam o cuidado com as roupas de cama e, para cada uma, há uma explicação.

O ideal é que os lençóis e fronhas sejam lavados, no mínimo, uma vez por semana, ensina José Previero, especialista em higienização. Ele comenta que, como as roupas de cama estão em contato frequente e direto com o corpo, devido ao suor e oleosidade que o nosso corpo exala, é importante que a roupa de cama seja lavada toda semana, assim não há risco de acúmulo e proliferação de bactérias, fungos e ácaros.

“Para as pessoas que possuem pets em casa, como cães e gatos, que possivelmente têm contato com a cama, essa exigência é ainda maior. Antes de colocar o lençol ou a fronha para lavar é aconselhável sacudir um pouco antes, assim retira-se o excesso dos pelos dos animais”, explica Previero.

O processo de lavagem requer atenção. Primeiro porque se deve ler as instruções da etiqueta e seguir as orientações do fabricante. Há roupas de cama, por exemplo, que não podem ficar de molho ou secar expostas ao sol.

“Outro detalhe também está na separação das peças, lençóis ou fronhas na cor branca não podem ser lavados com outras peças coloridas, pois há risco de manchar”, avisa o especialista.

Opte sempre por usar sabão alcalino que é o detergente mais adequado para remoção de manchas de origem orgânica e cuidado para não colocar excesso de sabão no processo de lavagem, respeite a instrução da máquina e da confecção. Realize pelo menos dois enxagues para ter certeza que todo o produto foi retirado, e um terceiro enxague utilizando o amaciante de sua preferência. 

O especialista explica que o resíduo de sabão em contato com a pele pode ser prejudicial, por isso é importante que ele seja retirado por completo na lavagem.


Como cuidar dos travesseiros?

Já o travesseiro deve ser lavado a cada seis meses. Previero comenta que a lavagem do travesseiro para que tenha uma higienização correta, o ideal é que seja lavado por profissionais, pois é mais difícil de realizar em casa, além de correr mais risco de mofar e ficar com odores, caso não seja completamente seco.


De quanto em quanto tempo deve-se lavar os cobertores e edredons?

Com cobertores e edredons, a frequência e os cuidados com a lavagem também são fatores importantes, opte sempre por lavar antes de usar, principalmente se o edredom ficou guardado por muito tempo, com isso removem-se os ácaros e o possível odor de mofo, mantendo a peça mais apropriada para uso.

 


Da Redação
[email protected]

Imprimir