Cidadeverde.com
Vida Saudável

4 dicas para trazer mais felicidade ao ambiente de trabalho e que não custam nada

Imprimir

 

Foto: Freepik

 

Com certeza você conhece alguém que está pensando em mudar de carreira, que reclame todos os dias do trabalho, ou ainda que tenha tido o diagnóstico de Burnout nos últimos meses. A busca pela felicidade no trabalho é cada vez mais presente. Diante deste cenário, como as empresas podem colaborar?

Segundo Juliana Chiavassa, consultora de felicidade corporativa, "existe empresa perfeita. Há também uma ideia errada de que os benefícios serão suficientes para que os colaboradores se sintam felizes".


Confira dicas:

 
1 - Faça elogios frequentemente

Os elogios têm a capacidade de deixar o ambiente mais positivo e geram conexão, tornando o time mais unido. "Todos temos o que elogiar no outro, seja ele o líder ou o liderado. Elogiar é diferente de agir com falsidade ou de puxar-saco, mas trate-se de uma capacidade de observar e valorizar as qualidades dos colegas de trabalho.", afirma Juliana.
 

2 - Comece a reunião observando o que foi bom

Temos o hábito de fazer reuniões quando é necessário corrigir algo. E se essas mesmas reuniões começassem com uma pergunta diferente "O que tem dado certo?". Segundo a especialista "Poucas vezes paramos pra prestar atenção no que está indo bem. O que é negativo parece sempre ser maior, mas provavelmente não é assim".
 

3 - Celebre as pequenas conquistas

Quem não fica esperando o final de ano e as festas de confraternização? Para Juliana, "Estar em grupo celebrando é fortalecedor. Costumamos sair das comemorações com mais energia e com a sensação de que tudo valeu à pena. E se fosse possível sentir isso não apenas em dezembro? Celebrar pequenas conquistas pode ajudar a manter os colaboradores felizes e engajados, e isso pode ser feito compartilhando um intervalo no café, almoçando em equipe ou tirando 20 minutinhos pra descansar e conversar livremente".
 

4 - Promova um ambiente com segurança psicológica

"Um ambiente no qual as pessoas podem expressar opiniões, dar ideias e serem elas mesmas sem nenhum tipo de repreensão é um ambiente seguro psicologicamente", define a especialista. Estar em uma empresa com essa característica ajuda na promoção do bem-estar e da felicidade dos colaboradores.

 


Da Redação
[email protected]

Imprimir