Cidadeverde.com

Piauí tem 23 mil casos notificados e 12 mortes por dengue em 2022

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde

O Piauí já registra 12 mortes e 23.956 casos notificados de dengue em 207 municípios do estado, o que representa um aumento de 677% nas notificações, segundo dados do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) nesta segunda-feira (29).

O boletim é referente à 33ª semana epidemiológica do ano de 2022. Os dados do boletim apresentam os números atualizados referentes às notificações de casos prováveis de dengue, Zika vírus e Chikungunya dentro do Piauí do início do ano até esta última semana. 

A relação à dengue, os dados apontam um aumento de 677% na quantidade de notificações, já que até a última semana deste ano foram registrados 23.956 casos notificados em 207 municípios, enquanto que em 2021, no mesmo período, foram 3.083 notificações em 106 cidades.

Em 2022 já foram registrados 12 óbitos por dengue em 4 municípios piauienses, sendo 1 em Pedro II, 1 em Pio IX, 1 em São Miguel da Baixa Grande e 9 em Teresina.

O estado vem enfrentando nas últimas semanas uma redução nos casos. “Percebemos que desde a última semana de abril, 17ª semana epidemiológica, o número de notificações nos sistemas de informação vem reduzindo cada vez mais, o aumento que registramos é comparado aos registros do ano passado. Essa redução de notificações mostra que os casos devem continuar caindo. Para isso, além das ações do poder público, precisamos que a população continue ajudando no enfrentamento ao mosquito transmissor”, explicou Ocimar Alencar, supervisor de entomologia da Sesapi.

Os municípios que registraram a maior incidência, levando em consideração a quantidade populacional, foram: Novo Santo Antônio; Wall Ferraz; Massapê do Piauí; Antônio Almeida e Patos do Piauí.

O secretário estadual Neris Júnior, disse que é importante a população ficar atenta para eliminar os criadouros. “Estamos analisando e mantendo contato com nossas cidades para tomarmos as melhores medidas e estratégias para reduzir os casos de dengue e chikungunya, nesse trabalho, o apoio da população é essencial, uma vez que a literatura mostra que mais de 70% dos criadouros são identificados em ambientes domésticos, sendo assim, a limpeza de nossas casas é uma das melhores formas de combate ao mosquito”, reforçou o secretário.

Chikungunya e Zika 

Nos casos de Chikungunya, o estado tem um aumento em relação às notificações de casos do ano passado. São 8.539 notificações em 146 municípios em 2022, enquanto no ano passado foram 214 notificações em 28 municípios, totalizando um aumento de 3.890,2%.

Os municípios com maior incidência são: Vila nova do Piauí; Simplício Mendes; Monsenhor Hipólito; Alagoinha do Piauí e Picos Em 2022 o estado já registrou 3 óbitos pela doença em Jaicós e Teresina.

Já nos casos de Zika vírus, que também é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o estado apresenta uma redução de 15,4% em relação ao mesmo período de 2021. 

Esse ano já são 11 notificações em 4 municípios em comparação a 13 notificações em 7 municípios registrados no ano passado. Não houve registro de óbitos em 2021 ou 2022 por zika vírus.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais