Cidadeverde.com

Fotógrafo Antônio Quaresma lança livro "Persona" valorizando o retrato

Imprimir

Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com

Antônio Quaresma, um dos mais renomados fotógrafos do Piauí, lança nesta terça-feira (30), o livro Persona, volume II.  A publicação traz fotos de personalidades que fazem parte do cotodiano piauiense com grande atividade econômica, política, nas artes, entre outras áreas. 

"Hoje é um dia de muita alegria, de celebração com as pessoas que me apoiaram, que confiaram no nosso trabalho. Eu procurei ex-clientes como médicos, políticos. O critério foi minha relação de amizade e de admiração por essas pessoas que se destacam no mundo artístico, no mundo da advocacia, no mundo da cultura, no mundo da política", disse Quaresma que lançou a primeiro volume do livro em 2018. 

Entre as figuras retratadas estão Mestre Expedito, um dos mais importantes representantes da arte santeira no Piauí, o economista Felipe Mendes, entre outros. No livro, ao lado de cada imagem, um resumo da história das 26 personalidades.

Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com

Antônio Quaresma pontua que a ideia do Persona é resgatar a tradição do retrato em estúdio, da foto "posada". 

"Em tempos digitais, essa coisa ficou restrita a publicidade, a eventos sociais. Daí tive essa ideia, ainda em 2018, de resgatar o portrait [retrato em inglês]", reitera o fotógrafo que faz questão de mencionar sua paixão pela fotografia em estúdio. 

"Gosto de fotografar pessoas em estúdio. Acho que todo ser humano tem uma beleza que um olho sensível descobre. A beleza está em cada um de nós, adulto, criança, idoso, mulher, homem. Somos todos bonitos: pretos, brancos, amarelos. A beleza tá dentro de cada ser humano. Me emociono ao falar disso pois é o que mais gosto de fazer", diz Antônio Quaresma. 

O lançamento do livro Persona, volume II, será nesta terça-feira (30), a partir das 19h, no espaço de eventos do Coco Bambu. 

Graciane Araújo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais