Cidadeverde.com

Em Picos, 636 mesários vão trabalhar nas eleições de 2022

Imprimir

Foto: Arquivo/ Cidadeverde.com/picos

Uma figura importante no processo eleitoral é o mesário, responsável por conduzir os trabalhos durante o pleito. Em Picos, nas eleições gerais de 2022, 636 mesários foram convocados, destes 60% são mulheres.

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o número atual é 20% menor do que o quantitativo utilizado nas eleições de 2018 que foi de 799.

O chefe de cartório da 10ª zona eleitoral de Picos, Luís Borges, explicou que 92% dos mesários foram convocados e apenas 8% se voluntariaram para atuarem nas eleições.

“O ideal seria que mais pessoas se voluntariassem para trabalhar nas eleições, mas ainda o número é tímido e por isso precisamos fazer as convocações. Vale ressaltar que o mesário tem direito a quatro dias de folga, isenção na inscrição de concursos públicos”, disse o chefe de cartório.

Após serem convocados, os mesários já podem participar dos treinamentos por meio do aplicativo “Mesário” disponível na Google Play e App Store. A preparação pode acontecer até 01 de outubro, dia antes das eleições.

No Piauí, 33.902 mesários vão trabalhar nas eleições gerais. 

Paula Monize
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais