Cidadeverde.com

Em setembro, Teresina recebe primeira edição de festival de artes negras

Imprimir

Fotos: Divulgação / Bang! Festival

Nos dias 2, 3 e 4 de setembro ocorre a primeira edição do Bang! Festival d’Artes Negras. O evento acontecerá na Casa Barro, Centro de Teresina, e tem em sua programação rodas de conversa sobre racismo e arte coletiva, oficinas de dança e vídeo, shows, feira de afroempreendedores e roda de samba.

O objetivo do festival, segundo a organização, é juntar dança, música, pensamento, política, ativismo e a celebração das vidas negras e suas incontáveis expressões artísticas em Teresina, no Piauí e no mundo. 

“O festival tem a intenção de se somar a um incontável número de expressões e manifestações artísticas das comunidades pretas no Piauí e no Nordeste.  A experiência do negro aqui e no mundo é infinita. Somos apenas uma parte dela”, destacou Caio Silva, pesquisador e diretor do Festival. 

Para Isnaba Nhaga, o DJ Pharaoh, natural da Guiné-Bissau e radicado no Brasil há quase dez anos, destacou sobre a paixão pela arte que é ensinada e difundida na África desde o nascimento. 

“Eu como africano vim de uma cultura onde a arte é muito valorizada, seja ela em forma de música, dança ou artes visuais. Estando aqui no Brasil, vi que a arte quase sempre tem um ar de branquitude, buscando a validação do opressor. Isso me entristece bastante, eu gostaria que as pessoas pretas daqui sejam elas mesmas, como nosso povo pioneiro em tudo, fazendo e ocupando espaços”, afirmou Isnaba Nhaga. 

Com isso, os idealizadores do evento pensaram na ideia de ter um lugar que reúna uma boa parte dessas manifestações gera a sensação de acolhimento. A cantora e compositora Jaísa Caldas afirma que “é sempre um conforto saber que você pode ir a um lugar e saber que sua arte vai ser prontamente acolhida”. 

“Eu escrevo e canto tendo como horizonte essa identidade preta e indígena como alvo”, diz. A importância e valorização é tamanha que Jaísa preparou um show especialmente para o evento. “Como eu estou arrecadando para gravação do meu disco, eu acho que essa é a situação ideal para apresentar um show novo chamado Arquivo Compilado”, acrescentou a cantora.

O evento é produzido pela própria Casa e pelo Núcleo de Estudos Baile Afrosamurai - NEBAF!, um grupo de estudos que produz conteúdo e facilita debates sobre arte afro-brasileira. 

Programação

Sexta: Oficina de dança, roda de conversa sobre arte coletiva e shows com Grupo Ijexá, Ravel Rodrigues e DJ Bossa Sasa
Sábado: Oficina de vídeo, roda de conversa sobre racialidade no Piauí e shows com Velho Bad, Jaísa Caldas, Preto Tipuá, Psico Afrodite e Baile Afrosamurai
Domingo: Feira com afroempreendedores, DJ’s Pharaoh, Fantasmão e Dafro e Samba no Coreto.

Para ver programação detalhada, clique aqui.

Mais informações: (86) 999516365

Da Redação
[email protected] 

  • WhatsApp_Image_2022-08-31_at_10_21_25.jpeg Divulgação
  • WhatsApp_Image_2022-08-31_at_10_21_25_(1).jpeg Divulgação
  • WhatsApp_Image_2022-08-31_at_10_21_24_(2).jpeg Divulgação
  • WhatsApp_Image_2022-08-31_at_10_21_24_(1).jpeg Divulgação
  • WhatsApp_Image_2022-08-31_at_10_21_23_(1).jpeg Divulgação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais