Cidadeverde.com

Moradores protestam e DNIT anuncia construção de passarelas na BR-316

Imprimir

Moradores da zona Sul voltaram realizar protestos na tarde desta quinta-feira(01) para cobrar a construção de mais passarelas no trecho urbano da BR-316 em Teresina. Os manifestantes fizeram uma barricada usando pneus e madeira, onde colocaram fogo, para impedir a passagem de veículos. O novo protesto aconteceu um dia após a morte de um pedestre nas proximidades da Casa de Custódia. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que estão sendo construídas três passarelas na BR 316, mas nenhuma é no trecho solicitado pelos manifestantes.

Um pedestre de 30 anos morreu atropelado por um motociclista ao tentar atravessar um trecho da BR-316, nas proximidades do bairro Santo Antônio, zona Sul de Teresina. Após o ocorrido o motociclista fugiu sem prestar socorro, e populares interditaram a avenida e atearam fogo em pneus como forma de protesto. 

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, na quinta-feira cerca de 150 manifestantes voltaram a fazer um protesto na região do bairro Santo Antônio, pedindo a construção de mais passarelas no local. Devido ao ato, toda a via foi interditada por volta das 17h30, o que ocasionou um congestionamento de quase 4 km. A pista só foi liberada por volta das 20h30.

O trecho onde ocorreu a manifestação é de responsabilidade do DNIT. O superintendente do órgão,  Ribamar Bastos, disse que atualmente estão sendo implantadas três passarelas na BR-316, mas nenhuma na área reivindicada. O gestor ainda afirmou que muitos pedestres preferem atravessar a pista, em vez de usar as passarelas.

Foto: Reprodução redes sociais

“O DNIT ao longo do tempo implantou algumas passarelas, tanto na BR-343, como na BR-316. O que ocorre é que as pessoas não possuem o hábito de atravessar a passarela. A gente assiste as pessoas atravessando as BRs nas pistas laterais, passam sob a passarela, mas não passam pela passarela. Ainda assim o DNIT está implantando três passarelas na BR  316, uma na altura na penitenciária Irmão Guido e duas na zona urbana de Demerval Lobão, em função desse trabalho de duplicação da BR 316 até Demerval lobão”, explicou.

Já o Departamento Estadual de Estradas (DER) informou que estão sendo implantadas mais duas passarelas na BR-316 neste ano, no trecho entre a penitenciária da Casa de Custódia e o bairro Porto Alegre, mas que elas não contemplam a área reivindicada pelos moradores.

 

 

 


Bárbara Rodrigues e Bartolomeu Almeida
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais