Cidadeverde.com

Caminhada pelo Setembro Amarelo é realizada em Picos

Imprimir
  • dentro_6.JPG Paula Monize
  • dentro_1.JPG Paula Monize
  • dentro_3.JPG Paula Monize
  • dentro_2.JPG Paula Monize
  • dentro_4.JPG Paula Monize

 

Na manhã desta sexta-feira (09) foi realizada uma caminhada pelas ruas de Picos em alusão ao "Setembro Amarelo", campanha de valorização à vida em prevenção ao suicídio.

O objetivo da iniciativa é informar a população de Picos que o município possui uma rede psicossocial para acolher as pessoas que por ventura se encontrem com dependência emocional e/ou problemas mentais.

A caminhada teve como ponto de concentração a Secretaria Municipal de Saúde e do local o público se deslocou até a Praça Josino Ferreira, centro da cidade. Na ocasião, profissionais de Saúde conscientizaram e motivaram com palavras de ânimo a comunidade.

A coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS), Aurilândia Rocha Leal, destacou a importância de cuidar da vida, da saúde mental.

"Quando a pessoa se sentir sozinho, triste, desanimada, o município possui serviços para estar dando esse apoio. Esse trabalho não é feito somente no mês de setembro, mas no ano inteiro. Cuidar das pessoas vale a pena e é a melhor escolha", frisou. 

A psiquiátrica da rede municipal de Saúde, Gessica Andrade, enfatizou que é preciso quebrar tabus sobre doenças mentais e que o tratamento psicossocial não faz do indivíduo uma pessoa louca.

"É importante quebrar esses tabus no tocante às doenças mentais, preconceitos de quem faz tratamento psiquiátrico é louco, não procurar um cuidado é que você fica louco, perde a capacidade de escolha, de liberdade. Então sentimentos de angústia, tristeza, que não passam de forma alguma deve-se procurar um profissional. É também importante ter uma atenção especial com os adolescentes, os ciclos sociais que eles estão inseridos , se estão sendo expostos a comportamentos de riscos", ressaltou.

Psiquiátrica Gessica Andrade

A secretária de Saúde de Picos, Tatiane Gil, reforçou que o acompanhamento psicossocial é importante para evitar casos de suicídio.

"A Campanha do Setembro Amarelo é uma campanha nacional, onde trabalhamos a prevenção e a valorização da vida. Os casos de suicídio tem aumentado cada vez mais, então é um momento que buscamos conscientizar as pessoas para procurarem ajuda na família, nos centros de saúde especializados que são os CAPS.", concluiu.

Secretária de Saúde - Tatiane Gil

Além da caminhada, a Campanha do "Setembro Amarelo" contará com ciclo de palestras pelas escolas municipais. Para quem necessita de atendimento psicossocial, a porta de entrada é a Unidade Básica de Saúde que realiza o devido encaminhamento.

Paula Monize

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais