Cidadeverde.com

Exame revela que mulher do PI não tem gripe suína

Imprimir
Em entrevista coletiva nesta quinta (14), o secretário estadual de Saúde, Assis Carvalho, descartou que a jovem estudante que estava fazendo intercâmbio nos Estados Unidos tenha sido infectada com o vírus da gripe tipo A, conhecida também como gripe suína.
 
Fotos: Yala Sena/CidadeVerde.com
 
"O diagnóstico foi negativo. Os exames foram realizados no Instituto Adolfo Lutz (em São Paulo)", descreve Assis Carvalho.

A paciente com suspeita da doença estava em quarentena e tinha chegado a Teresina após ter viajado por área afetada pela nova gripe. A paciente estava de "quarentena" em casa e acompanhada por equipe médica do hospital Natan Portela.
 
2º Caso
O segundo caso suspeito do estado, uma senhora que veio da Holanda após uma viagem a várias cidades da Europa, continua sendo monitorada e está internada desde ontem (13) no Instituto de Doenças Tropicais Nathan Portela (IDNTP, antigo HDIC). Segundo o secretário de Saúde, a paciente apresenta sintomas mais graves do que a primeira suspeita: febre acima dos 38ºC e tomando antibióticos. A equipe médica que trata da paciente está devidamente trajada com máscaras e jalecos, como de praxe. Os familiares da segunda mulher também estão sendo monitorados.
 

 
Segundo o diretor do IDTNP, Carlos Henrique, o vírus da gripe tipo A já está circulando no Brasil e pode chegar em breve ao Piauí. “O Piauí não está em Marte. O vírus pode chegar, mas o estado está preparado”, garante.
 
O médico também faz um apelo para que as pessoas não se auto-mediquem.
 
 
 
Flash de Yala Sena
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: