Cidadeverde.com

Como realizar o descarte de medicamentos? Aprenda

Imprimir

 

Foto: Freepik

 

Especialistas apontam que a falta de "logística reversa" por parte das autoridades sanitárias influencia nesse quadro. Para o farmacêutico Rodrigo Pereira, "A unitarização de medicamentos tem inúmeros benefícios para o sistema de dispensação, como a redução dos custos com a farmacoterapia. "

Você já se deparou com um medicamento vencido ou que não precisava mais e não sabia o melhor local para descartá-lo? Desfazer-se de medicamentos é um assunto sério e mesmo com campanhas de conscientização, a população, em sua maioria, efetua o descarte de forma inadequada. 

Segundo levantamento das Faculdades Oswaldo Cruz, 75% da população de São Paulo descarta as medicações no lixo doméstico e 6% na pia ou no vaso sanitário. Esses métodos são danosos do ponto de vista da segurança e da saúde pública. Além disso, têm potencial de contaminação do solo, do lençol freático e até de pessoas que manejam lixos. Até mesmo os animais podem ser afetados.

Rodrigo Pereira ainda completou a respeito da unitarização de medicamentos: "Dessa forma, a quantidade de perdas reduz significativamente e apenas os medicamentos que serão utilizados são separados. Mas o principal benefício é a redução de eventos adversos relacionados à administração de fármacos. Isto porque, após o processo de individualização as medicações são etiquetadas com as informações relevantes para garantir a rastreabilidade e auxiliar a enfermagem na preparação e administração desses produtos. "

Ao encontrar um medicamento vencido em casa, você deve levá-lo a postos de coleta, geralmente presentes em farmácias ou unidades de saúde. Essa é inclusive a recomendação da ABNT, estabelecida pela Norma Brasileira de Logística Reversa. De lá, os resíduos serão descartados corretamente, sendo encaminhados para incineradores industriais. No processo, a fumaça é tratada para não gerar gás tóxico.

Outro dado que preocupa as autoridades no Brasil é o de que desde 1994, os fármacos são os principais responsáveis pelos casos de intoxicação no país, de acordo com levantamentos do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox). Isso se dá pelo seu uso indevido e também pelo descarte incorreto.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais