Cidadeverde.com

Nasa vai jogar nave em asteroide e vai transmitir ao vivo; entenda

Imprimir

Foto: ESA

A Nasa esta prestes a jogar uma nave de mais de US$ 300 milhões (R$ 1,5 bi) contra um asteroide. O teste suicida faz parte da missão Dart (Double Asteroid Redirect Mission), de defesa planetária, para ver se conseguiríamos desviar uma rocha espacial perigosamente em direção à Terra.

Mas não há motivo para preocupação. O asteroide em questão, o pequeno Dimorphos (170m de largura), está bem longe de nós e não representa qualquer risco.

É apenas uma prova da tecnologia - que não pretende destruí-lo, mas sim empurrá-lo para alterar sua órbita, como um jogo de bilhar cósmico. A missão é inédita, e pode ser útil no futuro, caso haja uma real ameaça.

A nave, lançada ao espaço em novembro do ano passado, já está perto de seu alvo. O impacto está previsto para ocorrer na noite da próxima segunda-feira (26).

A agência espacial transmitirá tudo ao vivo; confira o cronograma:

18h30 - Imagens em tempo real da aproximação (câmera Draco)
19h - Início da cobertura da Nasa (impacto às 20h14)

Parte das imagens será filmada pela câmera Draco, a bordo de Dart, e outras por um pequeno satélite italiano LICIACube, que se separou da nave na última semana, e sobreviverá ao impacto (se tudo ocorrer como o esperado).

Assim, todo o processo será registrado, inclusive a cratera de impacto que ficará na superfície do asteroide após a colisão - que pode ser maior ou menor, dependendo da "dureza" do asteroide, que ainda é desconhecida.

Dimorphos age como uma lua, orbitando um asteroide maior, chamado Didymos (780 m), em um sistema binário. Se o teste for bem-sucedido, essa órbita será alterada para mais perto - mas só saberemos o quanto nos próximos meses e anos.

E, como ambos estão gravitacionalmente ligados, o teste acontece em um ambiente controlado e seguro; não há chances de Dimorphos ser lançado desgovernado para o espaço.

 

Fonte: Folhapress/Marcella Duarte

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais