Cidadeverde.com

Saiba o que fazer se não receber a restituição do Imposto de Renda

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

A Receita Federal deposita, na próxima sexta-feira (30), o último lote de restituição do Imposto de Renda 2022 a 1,220 milhão de contribuintes. O dinheiro é pago na conta informada ao declarar o IR ou por meio de Pix e terá correção de 4,22% com base na taxa básica de juros, a Selic.

Por erro do contribuinte ou porque a conta foi desativada, pode ser que os valores a que tenha direito não sejam pagos. Neste caso, será preciso fazer o pedido do dinheiro, segundo a Receita Federal.

A restituição do IR fica disponível por até um ano após a liberação. Isso significa que o contribuinte terá até setembro do ano que vem para resgatá-lo. A regra vale também para quem entrou em lotes anteriores do imposto e não recebeu a restituição.

O resgate dos valores é feito no Banco do Brasil. É preciso reagendar o crédito dos valores no Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-7290001 (demais localidades) e 0800-7290088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Na página do BB, o contribuinte deve ir em "Consulte sua Restituição do Imposto de Renda - Clique Aqui". Depois, é necessário digitar o CPF e o valor do IR a restituição, acrescido dos juros a serem pagos. Esse valor é obtido no Portal e-CAC, que é o Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal, com senha do serviço gov.br.

No e-CAC, após informar CPF e senha, vá em "Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)", do lado esquerdo da tela. Em seguida, clique em "Extrato do Processamento" e escolha o ano de 2022. Será aberto o documento com as informações. Em "Resultado Final", estarão os valores.

Caso o resgate do dinheiro não ocorra em até um ano, será preciso pedir o crédito à Receita, também no Portal e-CAC. Vá em "Declarações e Demonstrativos", depois, em "Meu Imposto de Renda" e, por fim, em "Restituição", clique em "Solicitar Restituição não Resgatada na Rede Bancária".
CONTRIBUINTE QUE CAIU NA MALHA FINA NÃO RECEBE

Para pedir o crédito da restituição que não foi paga, o contribuinte precisa ter certeza que tinha direito aos valores e que não caiu na malha fina do Imposto de Renda. Ao declarar o IR, nem todos restituem. Há quem pague e há os que não têm que pagar nem quantia a receber.

A consulta à restituição foi aberta nesta sexta-feira (23). Ela pode ser feita no site da Receita ou por meio do e-CAC. No e-CAC, há mais detalhes. Se houver erro na declaração, por exemplo, essa informação estará no extrato do imposto.

O contribuinte também pode esperar a notificação do fisco. Neste mês de setembro, a Receita Federal deverá enviar cartas para 444 mil pessoas que cometeram erro no IR e precisam corrigi-lo. A malha fina de 2022 tem, no entanto, mais de 1 milhão de contribuintes.

Do total de 38,2 milhões de declarações recebidas neste ano, 1,032 milhão de documentos foram retidos em malha.

Segundo o fisco, esse número representa 2,7% do total de declarações entregues. Oito em cada dez têm imposto a restituir, somando 811.782 documentos; 198.541 têm de pagar IR; e 21.956 estão com saldo zero.

OS PRINCIPAIS MOTIVOS DE MALHA FINA SÃO:

Omissão de rendimentos do titular ou do dependente, somando 41,9% do total
- Falha na dedução de despesas médicas, somando 28,6% do total
- Diferença entre o IR informado pelo contribuinte e o enviado pela empresa à Receita Federal, somando 21,9%
- Outros motivos como deduções gerais, incluindo educação e outras, rendimentos recebidos acumuladamente e informações divergentes sobre o carnê-leão, somando 7,6% do total

COMO FAZER A DECLARAÇÃO RETIFICADORA DO IR PELO COMPUTADOR

1 - Abra o programa do Imposto de Renda
2 - Há duas opções para retificar: no "R", à esquerda, ou clicando duas vezes sobre a declaração que foi enviada
3 - Em "Identificação do contribuinte", à esquerda, informe tratar-se de uma declaração retificadora e insira o número do recibo do IR original
4 - Corrija as informações que forem necessárias nas fichas onde cometeu erros
5 - Clique em "Verificar pendências" no menu à esquerda, ou acima, em um símbolo de checagem verde
6 - Pendências vermelhas impedem o envio da declaração; as amarelas, não; corrija o que for necessário e vá em "Entregar declaração", à esquerda ou acima (globo terrestre com seta laranja)
7 - Informe os dados solicitados e transmita a declaração; grave e/ou imprima o documento ou o recibo

Fonte: Folhapress/Cristiane Gercina

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais