Cidadeverde.com
Vida Saudável

Café da manhã: Conheça 4 cardápios saudáveis para consumir na semana

Imprimir


Foto: Freepik

 

Tomar um café da manhã saudável é essencial para ter energia e disposição ao longo do dia. Embora muitas pessoas ainda pensem em preços altos e, até mesmo, que seja necessário levantar muito mais cedo para preparar a refeição, atualmente existem opções que mostram ser possível inserir alimentos nutritivos e saborosos pela manhã de forma simples, sem “perder” horas no supermercado.

“Realizar o desjejum assim que acordar pode ser um dilema para diferentes pessoas. Existem aquelas que não abrem mão de, pelo menos, uma xícara de café preto pela manhã, enquanto outras se sentem melhor sem realizar a refeição assim que acordam, por isso hoje existem diferentes tipos de cardápios disponíveis e que atendam a qualquer pessoa”, comenta Betina Santos, nutricionista.

Diferentes estilos de vida podem impactar na escolha e na preferência, mas tomar um café da manhã saudável garante muitos benefícios para a saúde e ajuda no dia. Segundo Betina, a primeira refeição do dia é responsável diretamente por:

Realizar uma boa reposição de energia;
Evitar picos de fome ao longo do dia;
Auxiliar no controle de sobrepeso;
Manter a mente mais desperta.
Abaixo, confira quatro cardápios simples que podem entrar na rotina de qualquer brasileiro que deseja fazer a refeição mais importante do dia:


Café da manhã tradicional saudável
 
1 fatia de pão integral;
1 porção de queijo branco;
1 xícara de café;
1 banana.
Com essa combinação, é possível ingerir carboidratos, proteínas, fibras e vitaminas, sem deixar de lado o pãozinho com café que os brasileiros tanto amam, mas garantindo saúde!


Café da manhã sem glúten

Panqueca com açúcar de coco e farinha de amêndoas;
vitamina de banana com leite de coco;
1 porção de pasta de amendoim para a panqueca.
Para quem segue uma alimentação sem glúten, o segredo é preparar a panqueca com ingredientes assim, como a farinha de amêndoas e o açúcar de coco.

 
Café da manhã vegano

1 tapioca;
1 banana picada;
1 porção de pasta de amendoim;
vitamina de mamão com leite de coco.
A banana e a pasta de amendoim servem como recheio para ter uma deliciosa tapioca prontinha. 

 

Café da manhã low carb
 
1 porção de granola;
1 iogurte natural;
1 banana pequena;
1 porção de queijo branco.
A combinação de granola com iogurte e banana criam um mix delicioso. O queijo pode ser levemente grelhado.

Antes de seguir qualquer recomendação, é importante sempre contar com o acompanhamento de um nutricionista para encontrar o cardápio que melhor se encaixe com a rotina e as necessidades específicas que variam de pessoa para pessoa.

 


Da Redação
[email protected]

Imprimir