Cidadeverde.com

Jovem com câncer se emociona ao ganhar festa de 15 anos doada por 28 empresas do Piauí

Imprimir

Celebrar uma festa de 15 anos, durante uma luta contra um câncer parecia impossível para Débora Pereira, mas com a união e dedicação de pessoas e de 28 empresas foi possível tornar o sonho da adolescente em realidade na noite de segunda-feira (27).

A jovem mora na comunidade Brejinho, localizada na zona Rural de Luís Correia, a 349 km de Teresina. Em março de 2021, com apenas 13 anos, ela descobriu que tinha um tumor sarcoma na perna. 

“Primeiro eu senti a perna perder o movimento de trás. Eu não imaginava que não poderia ser um tumor, nunca poderia imaginar algo assim, e deixei passar. Depois comecei a sentir muita dor, então fui para hospital, fiz exames, e quando fiz a ressonância descobri que era um tumor. Foi um susto, não imaginava”, afirmou ao Cidadeverde.com.

Desde então ela iniciou o tratamento e vem para Teresina toda a semana. Ela passa por sessões de radioterapia e quimioterapia, mas o tumor não tem diminuído.

“Em março de 2021 eu descobri, depois comecei a radioterapia em junho e já faz 9 meses que faço quimioterapia, mas o tratamento não está indo muito bem, pois do tempo que eu estou fazendo a quimioterapia, o tumor já deveria ter diminuído bem mais, e ele diminuiu bem pouco, mas vamos falar com a médica sobre isso, sobre outro tratamento”, explicou.

Foi durante esse processo de tratamento que ela conheceu Silvana Silva, voluntária do Lar de Maria, exatamente no dia do seu aniversário, 2 de agosto. Para ela o sonho de ter uma festa de 15 anos não seria possível, mas tudo mudou após uma conversa.

“Ela é uma paciente da Casa de Maria, e nesse dia ela estava sentada na sala da rede feminina. Conversando, ela acabou dizendo que aquele dia era o aniversário dela. Perguntei como ela iria comemorar, e ela me disse que não tinha condições, que estava fazendo o tratamento, e que a família dela também não teria como fazer. Aí eu fui e falei: pois bora fazer essa festa. Falei isso sabendo que existe uma rede com pessoas maravilhosas, e que isso poderia ser feito”, destacou Silvana, que organizou o evento.

Quase dois meses depois, 28 empresas se reuniram e realizaram o evento na noite de segunda-feira, doando tudo necessário para o evento, como roupas, as comidas, o som, fotos e filmagens. Segundo Silvana, um momento como esse é importante para criar boas memórias para a jovem que enfrenta um câncer agressivo.

Convite com sugestão de pix para ajudar Débora

“Sarcoma na perna é muito agressivo, que inclusive começa a afetar a mobilidade da pessoa. Então esse evento foi importante principalmente para gerar uma memória feliz, que ela pudesse aproveitar. A Débora vem de uma família muito humilde. É só ela e a mãe. A mãe dela a teve com 14 anos, e a Débora foi abandonada pelo pai. Então, elas vêm de uma luta incansável e mereciam isso, pois não tinham condições de fazer a festa. Até mesmo colocamos como presente, o número do pix para quem quisesse ajudar. Elas moram no interior e muitas pessoas não entendem a luta dela, não entendem o que ela está passando, e que esse é um momento importante. Tanto que só conseguimos trazer, uma tia, uma prima e uma amiga dela de Luís Correia, para a festa. Os demais eram amigos daqui”, afirmou.

Débora afirmou que era só agradecimento por essa oportunidade. “Fiquei muito feliz, um sonho, muito agradecida por todos. Me senti privilegiada de ter pessoas fazendo isso para mim”, afirmou.

Ela disse que essa será uma memória que sempre irá levar com ela “Nunca vou esquecer, estou muito feliz”, disse Débora, que agora segue em tratamento para vencer o câncer.

 

Bárbara Rodrigues e Christhian Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais