Cidadeverde.com

Cartório Eleitoral de Picos realiza ato de ‘alimentação’ e lacração das urnas eletrônicas

Imprimir
  • dentro_5.JPG Paula Monize
  • dentro_2.JPG Paula Monize
  • dentro_3.JPG Paula Monize
  • dentro_1.JPG Paula Monize
  • dentro_6.JPG Paula Monize
  • dentro_4.JPG Paula Monize

 

Nesta terça-feira (27) o Cartório Regional Eleitoral de Picos realiza o ato de ‘alimentação’ e lacração das urnas eletrônicas para as eleições gerais de 2022. O procedimento já executado nas zonas 62ª, 28ª agora contempla a 10ª que corresponde aos municípios de Picos, Aroeiras do Itaim e Paquetá.

O procedimento acontece de forma descentralizada em todo o Estado do Piauí. Durante toda esta terça-feira serão alimentadas e lacradas 231 urnas. Deste número, 20 serão de contingências e 211 direcionadas para os locais de votação.

A auditoria é uma importante fase no processo eleitoral, pois garante a transparência e a confiabilidade da votação eletrônica no Brasil.

O chefe de cartório da 10ª zona eleitoral de Picos, Luiz Borges, explicou que 25 colaboradores estarão atuando na preparação das urnas.

“Estamos realizando esse trabalho público de preparação das urnas. São técnicos de urnas devidamente preparados para atuarem, cerca de 25 colaboradores. São eles que colocam os disquetes com todas as informações necessárias para o peito que se aproxima. No sábado estas mesmas urnas serão deixadas nos locais de votação. Na nossa zona, por exemplo, serão 22 rotas a serem percorridas”, explica Luiz Borges.

Chefe de cartório - Luiz Borges

O juiz eleitoral, Sérgio Luis Carvalho Fortes, destacou que a Justiça Eleitoral acompanha o lacre das urnas para garantir a lisura do processo.

"Está ocorrendo a inseminação dos dados nas urnas. Devemos encerrar por volta de 17h e no sábado serão colocadas nos locais de votação. Estamos acompanhando para ver se está sendo feito tudo dentro do planejado", disse o juiz.

Juiz eleitoral - Sérgio Luis Carvalho Fortes

A promotora de Justiça do Ministério Público, Romana Leite Vieira, destacou que o órgão atua como fiscalizador nas eleições de 2022.

"Ao MP compete fiscalizar, hoje comparecemos para fazer a assinatura dos lacres que vão compor as urnas eletrônicas e também fiscalizar o andamento do pleito. Tudo tem transcorrido de forma tranquila, dentro do previsto", frisou a promotora.

Promotora Romana Leite Vieira

Nesta quarta-feira (28), às 14h, será realizado o treinamento para os técnicos responsáveis pela montagem das urnas nos locais de votação. 


Paula Monize
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais