Cidadeverde.com

Possível surto de meningite no país preocupa; saiba como se proteger

Imprimir

 

Foto: Freepik

 

Após a confirmação de cinco casos de meningite meningocócica na cidade de São Paulo, a situação já é considerada um surto pela Secretaria Municipal porque "há ocorrência de três ou mais casos do mesmo tipo em um período de 90 dias na mesma localidade", conforme a pasta.

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o sistema nervoso central. Essa inflamação pode ocorrer de formas infecciosas e não infecciosas e, por isso, também apresenta diferentes riscos para o paciente.

Os principais meios associados ao desenvolvimento da inflamação são pelas infecções bacterianas e virais. Em casos mais raros, a inflamação das meninges também acontece por causa de fungos.

As meningites causadas por bactérias são as de maior risco. Segundo o Ministério da Saúde, os sintomas normalmente envolvem febre, dores, mal-estar, dificuldade para encostar o queixo no peito e, às vezes, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo.

Esse último sintoma é o indicativo de que a bactéria está se alastrando pelo organismo, o que pode fazer com que o risco de uma infecção generalizada seja maior.

As bactérias do tipo meningococo estão entre as mais comuns a causar meningite. Nesse caso, a doença é chamada de meningite meningocócica e pode levar a quadros graves da doença. Além disso, a taxa de letalidade é alta, com cerca de 30% dos pacientes indo a óbito.

"Você tem formas fulminantes da doença que podem levar a óbito em menos de 24 horas desde o inicio dos sintomas", afirma André Giglio Bueno, professor de infectologia da PUC de Campinas e consultor científico da A Casa, uma plataforma que une os agentes nacionais de saúde e agentes de combate às endemias. Os casos fulminantes da doença, contudo, não são os mais frequentes.

Existem diferentes sorotipos de meningococos. Um dos mais comuns é o do tipo C. Para esse sorotipo, existe uma vacina disponível no PNI (Programa Nacional de Imunizações), restrita a crianças, adolescentes e adultos com risco mais alto de desenvolver quadros graves de meningite meningocócica, como os imunossuprimidos.

Além dessa vacina, o PNI também disponibiliza imunizantes que agem contra agentes causadores de outras meningites.

A vacinação de populações mais propensas a quadros graves é uma das principais formas de prevenção. Outro modo é imunizar pessoas que estão em uma localidade com circulação ativa da bactéria.
"É uma medida válida tentar fazer um bloqueio vacinal onde a bactéria está circulando com mais intensidade para evitar casos novos", explica Bueno.

Essa foi a ação tomada pela capital paulista nos dois bairros em que os casos de meningite foram registrados. Segundo a secretaria, a imunização está disponível para moradores dos distritos com idades de três meses a 64 anos.

"Já foram vacinadas 8.455 pessoas na região nas duas últimas semanas", diz a pasta em nota.

Outra forma de barrar a transmissão é a quimioprofilaxia, também já adotada em São Paulo.
"Isso envolve dar uma medicação para os contatos próximos daquela pessoa que teve a doença", resume Bueno. Isso é feito porque a pessoa que teve contato próximo com o doente pode igualmente ter sido infectado. Os remédios são receitados para a eliminação da bactéria.

Para as bactérias do tipo meningococo existem ainda outras formas de prevenção, as mesmas utilizadas para evitar a Covid-19, como usar máscaras, evitar aglomerações e manter ambientes bem ventilados.
"Essa é uma bactéria que se transmite por vias aéreas. Então as mesmas medidas que utilizamos para Covid funcionam para esse tipo de meningite", afirma Bueno.

Mesmo assim, é importante entender que o modo de transmissão da meningite depende do agente causador dela. Por exemplo, há casos em que a doença está associada a uma bactéria que é transmitida por meio de alimentos, não por vias aéreas, como no caso do meningococo.

 

Da Redação com informações da Folhapress

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais