Cidadeverde.com
Vida Saudável

FMS reduz funcionamento das UBS aos finais de semana em Teresina

Imprimir

Foto: Ascom/FMS

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina informou que a partir do próximo final de semana, e por tempo indeterminado, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que antes abriam durante o final de semana, agora vão funcionar apenas aos sábados.

As UBS do Renascença, Santa Isabel, Santa Maria da Codipi, Porto Alegre e Parque Piauí, são as únicas na capital que funcionavam durante o final de semana, e agora vão abrir de segunda a sábado, fechando aos domingos. O horário de funcionamento é de 8h às 12h e de 13h às 17h.

Segundo a FMS, a redução está acontecendo devido à baixa demanda, e destacou que as unidades de saúde não atendem serviços de urgência e emergência. Elas funcionam de segunda a sexta-feira, mas devido à pandemia seu serviço tinha sido ampliado para os finais de semana em algumas UBS. Com a baixa procura pela população, agora o funcionamento será realizado apenas aos sábados em 5 unidades.

Elas ofertam todos os serviços de saúde de prevenção. Além de vacinas contra a poliomielite, BCB, hepatite B, PENTA (DTP/HIB/HB), vip/vop, rotavírus, pneumocócica, 10 valente (conjugada), meningocócica C (conjugada) e febre amarela.

“As Unidades Básicas de Saúde são a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo desses postos é atender até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais”, afirma Gilberto Albuquerque, presidente da FMS.


Bárbara Rodrigues
[email protected]

Imprimir