Cidadeverde.com

Setut diz que só aumentará frota se prefeitura custear; Strans vai cadastrar ônibus

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) afirmou nesta quinta-feira (29) que só colocará mais ônibus nas ruas de Teresina no domingo de eleição, se a Prefeitura de Teresina financiar os custos. Ontem, a PMT determinou que 75% da frota circule no dia 2.

“O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) informa que nesta eleição irá disponibilizar a frota de ônibus, que atenda as necessidades dos passageiros. Contudo, o aumento da frota somente é possível se o poder público financiar, de forma antecipada esse custo”, disse o Setut em nota.

Segundo o Sindicato, “são disponibilizados veículos com considerável qualidade para realizar o efetivo deslocamento de passageiros e que necessita de aporte financeiro do poder público para a melhorias dos serviços do transporte coletivo”.

Ainda de cordo com o Setut, a prefeitura de Teresina tem causado prejuízo ao sistema de transporte por falta de pagamento.

“O SETUT reforça que sempre deixou claro que a falta de compromisso da gestão atual da prefeitura da capital com o pagamento de débitos junto às empresas de transporte tem criado prejuízos ao funcionamento do sistema”, afirma o Sindicato em nota.

Em algumas capitais do país, como o Rio de Janeiro, por exemplo, o transporte público será gratuito no dia da eleição.

Prefeitura vai cadastrar ônibus

Prevendo o descumprimento da decisão pelo Setut, a Strans informou que vai cadastrar veículos para domingo e garantiu que a capital não ficará sem transporte durante o pleito eleitoral.

“Caso a ordem de serviço determinada pela Strans seja descumprida, além das providências para autuar os Consórcios, também estará disponível à população uma frota de ônibus extras que serão cadastrados e que devem suprir a demanda. A Prefeitura de Teresina garante que a população terá transporte público suficiente para que todos possam se dirigir aos locais de votação com tranquilidade, no domingo”, disse o superintendente da Strans, coronel Cláudio Pessoa.

Prefeitura quer 205 ônibus rodando

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) determinou aos Consórcios que 75% da frota circule no domingo, com emissão da ordem de serviço de 205 veículos na data.

De acordo com o órgão, os 205 veículos circularão durante todo o dia distribuídos pelas zonas da cidade, com maior fluxo, nos horários da manhã e no final da tarde, para atender aos usuários do transporte público que necessitam se deslocar para os locais de votação. 

A Strans promete fiscalização do cumprimento da ordem de serviço determinada por meio do georreferenciamento (GPS) nos veículos e pelo sistema CITGIS e, caso seja verificado o descumprimento na prestação do serviço aos usuários, as empresas serão atuadas.

Em Teresina, mais de 589 mil eleitores estão aptos a votar no próximo domingo.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais