Cidadeverde.com

Piauí não participará de projeto-piloto do STE de auditoria com biometria

Imprimir

Foto: Arquivo Cidadeverde.com 

O Piauí não foi sorteado e não participará do Projeto-Piloto de Auditoria de Urnas com Biometria do Superior Tribunal Eleitoral (STE). O chamado teste de integridade das urnas com o uso da biometria será feito a pedido de militares em 18 estados e no Distrito Federal nos dias de votação.

Segundo o coordenador de Eleição Informatizadas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), o procedimento simula uma votação normal e utiliza urnas eletrônicas sorteadas dentre as preparadas para utilização nos locais de votação.

“Na realidade, nesses estados, no dia da votação, o eleitor vota na urna oficial e depois será convidado a vota nessa urna paralela. Não é obrigatório. Ele vai se identificar com a biometria, não será ele quem vai votar, terá uma pessoa com uma cédula para digitar com votos previamente preparados”, disse. 

Esse processo tem por objetivo atestar a correção da contabilização de votos realizada na urna eletrônica.

“A diferença é que aqui será feita a auditoria sem a identificação biométrica e nesses locais será feita com a biometria. Isso vai provar que tanto com a biometria ou com o título de eleitor é tudo o mesmo”, defendeu. 

Cronograma

Neste sábado (01), às 7h, será realizado o sorteio público das 23 seções eleitorais, cujas urnas eletrônicas serão auditadas no domingo (02), dia da eleição. Ainda no sábado (01), a partir das 6h, às urnas também começam a ser instaladas nas seções e às 13h será feita a emissão da “zerésima” do totalizador, relatório emitido para provar que as urnas não tem nenhum voto. 

Votação Paralela

No domingo (02), às urnas para a auditoria serão levadas para a sede do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI). 

Das 23 urnas de seções, 3 serão sorteadas para auditoria serem auditadas, publicamente, na própria seção eleitoral, a partir das 7h da manhã do domingo (02), antes da emissão da Zerésima, procedimento denominado de Auditoria de Verificação de Autenticidade e Integridade dos Sistemas.

As outras 20 dessas 23 urnas de seções sorteadas para auditoria serão retiradas de suas seções e de suas zonas eleitorais, neste sábado (1), transportadas com suas caixas e comprovantes de carga, de carro e até de avião, dependendo da zona sorteada, até Teresina e entregues à Polícia Federal, onde ficarão até o domingo (2), e em seguida transportadas até o local da auditoria, para a realização do procedimento público de Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas sob Condições Normais de Uso, que vai das 7h até às 17h de domingo (02). 


Paula Sampaio 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais