Cidadeverde.com

Votos de Gessy Lima e Lourdes só serão divulgados após julgamento no TSE

Imprimir

Foto: Yala Sena

O secretário de tecnologia da informação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), Anderson Cavalcanti de Lima, explicou na manhã deste sábado (1) que os votos das candidatas Gessy Lima (PSC) e Lourdes Melo (PCO) só serão divulgados após o julgamento dos recursos das candidatas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Gessy Lima teve seu registro de candidatura indeferido em virtude de irregularidades no Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) do PSC. A Justiça Eleitoral considerou a convenção da sigla nula por irregularidades na convocação. A decisão afetou todos os candidatos do partido.

Já Lourdes Melo teve o registro indeferido por substituir o candidato a vice-governador fora do prazo.

Anderson Cavalcanti esclarece que o eleitor poderá votar nas candidatas normalmente, no entanto, no painel de divulgação que a população terá acesso, os dados não aparecerão e no lugar apenas uma mensagem: votos sub judice. Ainda de acordo com o secretário, a contagem será feita e, só após decisão do TSE, a comissão de apuração é comunicada e em seguida é feita retotalização dos votos.

"Na totalização vai para o painel de divulgação zero voto, ou seja, sub judice, já que para todos os efeitos são anulados, mas estão sendo mantidos no sistema do TSE. Os votos sub judice não aparecem no painel de divulgação”, explicou.

Segundo ele, como o voto é majoritário não terá impacto no resultado final das eleições. Já sobre os votos do coronel Diego Melo (PL), que desistiu de disputar o governo do estado, o secretário ressalta que todos serão anulados.

Gessy Lima e Lourdes Melo vão ter que apresentar um requerimento ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) para saberem o resultado total da votação que terão no próximo domingo (02). 

Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais