Cidadeverde.com

Quase 2 mil mesários atuam nas eleições de Picos e mais 14 municípios da região

Imprimir

Fotos: Paula Monize - Cidadeverde.com/picos

Um importante personagem no processo eleitoral são os mesários. Responsável por manter a ordem nos locais de votação e organizar o processo, em Picos e mais 14 cidades estão atuando 1.763 mesários nas eleições gerais de 2022.

O número expressivo responde às três zonas de votação do Cartório Regional Eleitoral, são elas: 10ª, 28ª e 62ª.

Na 10ª zona eleitoral estão os municípios de Aroeiras do Itaim, Picos e Paquetá. Para as respectivas cidades foram convocados 841 mesários.

Na 28ª zona estão as cidades de Bocaina, Francisco Santos, Monsenhor Hipólito, Santo Antônio de Lisboa, São João da Canabrava e São Luís do Piauí. Para os municípios foram convocados 459 mesários.

Na 62ª estão vinculados Dom Expedito Lopes, Geminiano, Santa Cruz do Piauí, Santana do Piauí, Sussuapara e Wall Ferraz. Para a respectiva zona foram convocados 463 mesários.

Atribuições do mesário

O mesário/ presidente é a maior autoridade da seção. Deve manter a ordem no recinto, dispondo da força pública quando necessário.

As principais atribuições são: verificar as credenciais dos fiscais, adotar os procedimentos para a emissão da zerézima, iniciar e encerrar a votação, digitar o número do título do eleitor no terminal do mesário, autorizando-o a votar ou a justificar. Além disso, estão receber as impugnações em relação à identidade do eleitor, providenciar a entrega dos materiais à junta eleitoral, resolver as dificuldades e esclarecer as dúvidas que ocorrerem.

Já o 1° e 2° mesários, substituem o presidente na sua ausência. As principais atribuições são: localizar o nome do eleitor no caderno de votação e colher sua assinatura, ditar o número do título ao presidente, entregar o comprovante de votação ou de justificativa e devolver os documentos ao eleitor e cumprir as demais obrigações que lhes forem atribuídas.


Paula Monize
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais