Cidadeverde.com

No Piauí, 353 mil eleitores tiveram o título cancelado, segundo o TRE

Imprimir

Foto: Renato Andrade/ Cidade Verde

No Piauí, mais de 353 mil eleitores tiveram o título cancelado desde as últimas eleições em 2018. Desse total, 74 mil são eleitores de Teresina. A informação foi divulgada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) e divulgada neste domingo (02). 

O título de eleitor é cancelado em casos de falecimento ou quando a pessoa não comparece à votação nem justifica a ausência por três eleições consecutivas, apesar de se enquadrar nos critérios de obrigatoriedade do voto ou porque não compareceu à revisão de eleitorado.

Com o título cancelado, não é possível votar. 

E, se não estiver em dia com as obrigações eleitorais, não é possível tomar posse em concurso público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência pública ou praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.

TÍTULO SUSPENSO 

Outros 8.8 mil eleitores estão com o título suspenso e também não poderão votar. Desse total 1.7 mil são de Teresina.

A suspensão do título pode ser dar por diversos fatores, entre eles a condenação criminal transitada em julgado, condenação por improbidade administrativa e a falta de alistamento militar para homens com mais de 18 anos. 

Paula Sampaio 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: TREeleitores