Cidadeverde.com

Uma a cada 10 mulheres no país sofrem com endometriose; entenda

Imprimir

 

Foto: Freepik

 


Recentemente a endometriose - uma das causas que mais afetam a fertilidade feminina - ganhou notoriedade com a cantora Anitta e a atriz Larissa Manoela quando publicaram nas suas redes sociais o diagnóstico positivo da doença, tornando-se um dos assuntos mais comentados na internet.  
 
Estima-se que cerca de 10% a 15% no mundo são acometidas por esta enfermidade durante a idade reprodutiva, o que significa que uma em cada dez mulheres têm endometriose, segundo dados do Ministério da Saúde. 
 
O médico ginecologista,  Marizon Armstrong, informa que esta doença está presente na vida de muitas brasileiras. “A endometriose é a presença de tecido do endométrio fora da cavidade uterina, associado ou não a fibrose e não possui uma causa única, sendo considerada multifatorial.  Os sintomas podem  incluir dores intensas no período menstrual, dores durante as relações sexuais, sangramentos intestinais, dentre outros”. 
 
Ainda de acordo com o especialista, a endometriose possui três manifestações clínicas principais: “a superficial ou peritonial são as lesões que invadam menos de 5mm de profundidade; a  ovariana é quando acomete o ovário e a profunda é quando as lesões invadem o tecido onde está aderida mais de 5mm de profundidade”, esclarece.
 
O diagnóstico clínico é realizado através de exames de imagem e laboratoriais, sendo necessário em alguns casos a realização de um procedimento cirúrgico."O tratamento é prescrito de forma  personalizada, levando em consideração as necessidades, estágios da doença, faixa etária e estilo de vida das pacientes”, declara. 
 
Sejam quaisquer queixas e sintomas, busque sempre um profissional para o diagnóstico e tratamento correto.

 

Da Redação com informações do Hospital São Marcos
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais