Cidadeverde.com

Fibromialgia pode levar a um estado de depressão profunda; veja como tratar

Imprimir

 

Foto: Freepik

 

A fibromialgia é uma doença reumatológica que afeta a musculatura causando, sobretudo, dor. Ela alcança mais de 150 milhões de pessoas ao redor do mundo, sendo quatro milhões somente no Brasil.

Por tratar-se de uma síndrome, ou seja, um conjunto de sintomas, outras manifestações podem estar associadas, como: 

-Distúrbio do sono;
-Alteração de humor;
-Fadiga;
-Instabilidade emocional;
-Ansiedade.

“Tais sintomas podem, inclusive, levar o paciente a um estado de depressão profunda”, explica o reumatologista Evanir Carvalho.

As causas são as mais variadas, contudo, a origem pode ser causada por dores físicas, psicológicas ou até por elementos associados à regulação neuroquímica.

“Isso porque o mecanismo da formação e perpetuação da dor envolve, principalmente, a deficiência de serotonina, que é um neurotransmissor produzido durante a fase profunda do sono ou através da atividade física aeróbica”, diz o especialista.

Ou seja, o indivíduo que dorme mal ou não se exercita fica sensível à dor, desencadeando essa e uma série de outras doenças.

Portanto, o tratamento da fibromialgia envolve mudanças de hábitos do paciente, com a inclusão de exercícios físicos e melhora substancial do sono. Em alguns casos, o uso de medicamentos também é indicado. 

“O principal é nunca aceitar que a dor não tem tratamento, se acostumar com ela. Ao notar os primeiros sintomas, a pessoa deve sempre procurar um reumatologista. Esse especialista saberá interpretar individualmente cada paciente e devolver a qualidade de vida ao portador de fibromialgia”, finaliza o médico.

 


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais