Cidadeverde.com
Geral

OAB-PI divulga nota de repúdio contra ataques xenofóbicos ao Nordeste

Imprimir

Foto: OAB-PI

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, através do presidente Celso Barros Coelho Neto, assinou uma nota de repúdio nacional emitida contra as manifestações xenófobas destinadas aos nordestinos, em decorrência do resultado do primeiro turno das eleições gerais, ocorridas no último dia 2 de outubro. 

A nota destacou o potencial do Nordeste e afirmou que é inaceitável esse tipo de ataque xenofóbico após o resultado das eleições presidenciais.

"Nordeste representa cerca de 25% do total do Brasil, o que o coloca como a segunda região mais populosa do Brasil, com mais de 53 milhões de habitantes. Para além de sua importância econômica, riquezas naturais e diversidade cultural, aqui nasce um povo trabalhador e orgulhoso de suas origens.  Embora legítima a pluralidade de ideias e de projetos políticos que expressem os diversos anseios e ideais da nossa população, é inadmissível, nos dias de hoje, convivermos com manifestações que buscam agredir e diminuir a importância de brasileiros e brasileiras que exercem sua cidadania", diz a nota.

A OAB pontuou que a categoria é contra todas as forma de discriminação. "As agressões não se coadunam com os ideais de solidariedade, serenidade, civilidade e bom senso que deveriam orientar a sociedade para a construção de um país fraterno, justo e inclusivo. Os representantes da advocacia nordestina manifestam, pois, seu permanente e intransigente compromisso com os valores democráticos e com o combate a todas as formas de discriminação", afirmou.

A publicação é assinada pelo presidente da OAB Piauí, assim como pelo presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, bem como pelos oito presidentes das Seccionais do Nordeste: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão. 

Foto: Yala Sena/ Cidadeverde.com

Celso Barros, presidente da OAB-PI


Veja a nota na íntegra:

 

O Presidente do Conselho Federal da OAB e os Presidentes de todas as Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil no Nordeste vêm, por meio desta, manifestar o seu veemente repúdio às manifestações xenófobas e covardes perpetradas contra os nordestinos, notadamente após a divulgação dos resultados das eleições ocorridas no último dia 02 de outubro. 

Nordeste representa cerca de 25% do total do Brasil, o que o coloca como a segunda região mais populosa do Brasil, com mais de 53 milhões de habitantes. Para além de sua importância econômica, riquezas naturais e diversidade cultural, aqui nasce um povo trabalhador e orgulhoso de suas origens. 

Embora legítima a pluralidade de ideias e de projetos políticos que expressem os diversos anseios e ideais da nossa população, é inadmissível, nos dias de hoje, convivermos com manifestações que buscam agredir e diminuir a importância de brasileiros e brasileiras que exercem sua cidadania. 

As agressões não se coadunam com os ideais de solidariedade, serenidade, civilidade e bom senso que deveriam orientar a sociedade para a construção de um país fraterno, justo e inclusivo. 

Os representantes da advocacia nordestina manifestam, pois, seu permanente e intransigente compromisso com os valores democráticos e com o combate a todas as formas de discriminação! 

Parabenizamos, ainda, a declaração do Presidente da OABMG, Sérgio Leonardo, de repúdio às manifestações xenófobas perpetrada por advogada vinculada àquela seccional. 

05 de outubro de 2022. 
Ordem Dos Advogados Do Brasil
 José Alberto Simonetti 
Ordem Dos Advogados Do Brasil Seccional Bahia 
Daniela Lima De Andrade Borges 
Ordem Dos Advogados Do Brasil Seccional Sergipe 
Danniel Alves Costa 
Ordem Dos Advogados Do Brasil Seccional Alagoas 
Vagner Paes Cavalcanti Filho
 Ordem Dos Advogados Do Brasil Seccional Pernambuco 
Fernando Jardim Ribeiro Lins 
Ordem Dos Advogados Do Brasil Seccional Paraíba 
Harrison Targino 
Ordem Dos Advogados Do Brasil Seccional Rio Grande Do Norte 
Aldo De Medeiros Lima Filho 
Ordem Dos Advogados Do Brasil Seccional Ceará 
José Erinaldo Dantas Filho 
Ordem Dos Advogados Do Brasil Seccional Piauí 
Celso Barros Coelho Neto 
Ordem Dos Advogados Do Brasil Seccional Maranhão Kaio Vyctor Saraiva Cruz

 

 


Bárbara Rodrigues (Com informações da OAB)
[email protected]

Imprimir