Cidadeverde.com

Pais não levam filhos para vacinar contra pólio em Teresina; presidente da FMS faz alerta

Imprimir

Com apenas 56% do público alvo atingido, o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, fez um apelo nesta sexta-feira (7) para que os pais ou responsáveis levem seus filhos para vacinar contra a poliomielite. No Pará, a Secretaria de Estado da Saúde investiga o caso de paralisia aguda em um menino de três anos de idade.

“Há pouco mais de 30 anos ela [a poliomielite] foi erradicada, porém se formos olhar ao nosso redor, nós sempre vamos encontrar pessoas que não morreram, mas que ficaram com algum grau de deficiência e nesse momento, que é ofertada essa vacina, os pais e os responsáveis podem proteger seus filhos”, reforça.

Em Teresina, a campanha de vacinação contra a poliomielite segue prorrogada durante todo o mês de outubro.

“Nós seguiremos com essa campanha de vacinação até porque a média no Brasil está em volta de 50%. Nós estamos com 56% aqui em Teresina, uma média melhor, porém, muito abaixo do que é desejável e seguro. Então nós continuamos seguindo com a campanha de vacinação, fazendo a busca ativa, disponibilizando nossas unidades de saúde para que os pais levem seus filhos para vacinar”, ressalta Gilberto Albuquerque.

Segundo a FMS, a previsão é vacinar 44 mil crianças contra a pólio, na faixa etária de 1 a 4 anos. Além desse imunizante, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital também continuarão com a campanha de multivacinação em crianças e adolescentes.

“Desde quando nasce até os seis anos de idade você já pode levar normalmente. Nós temos também a multivacinação, então todas as crianças que nascem até os 14 anos têm vacina para elas”, acrescenta o presidente da FMS.  

Para receber os imunizantes, os pais ou responsáveis devem comparecer ao posto de vacinação nas UBS espalhadas por todas as zonas da capital. Já, durante o final de semana, a FMS reforça que as unidades do Parque Piauí, Santa Isabel, Santa Maria da Codipi, Porto Alegre e Renascença seguem abertas das 7h às 19h.

 

Rebeca Lima
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais